TJMS JANEIRO
Menu
sexta, 21 de janeiro de 2022 Campo Grande/MS
Top Esporte

Medina brilha e pode sair de Portugal na liderança

25 outubro 2015 - 17h52Por Globoesporte

Se foram os portugueses que descobriram o Brasil, quis o destino que justamente eles "redescobrissem" os brasileiros Gabriel Medina e Filipe Toledo na briga pelo Circuito Mundial de Surfe em 2015. Mick Fanning era o único que poderia conquistar o campeonato antecipado caso vencesse a etapa de Portugal, em Peniche. Mas caiu na terceira fase diante do convidado local Frederico Morais (16,03 a 14,40). Adriano de Souza, o Mineirinho, entrou no mar logo em seguida e também foi eliminado por um surfista local, Vasco Ribeiro, por 14,36 a 11,80.

Os resultados mudaram o cenário do fim da temporada e recolocaram de vez Gabriel Medina e Filipe Toledo na briga pelo título. Medina entrou no mar na 12ª e última bateria da terceira fase, contra o também paulista Caio Ibelli. O atual campeão mundial abusou dos aéreos, tirou nota 9,50 para virar no fim e eliminar o compatriota por 17,67 a 15,87.

Se conquistar o título em Peniche, Medina sai de Portugal como líder do ranking, com caminho livre para conquistar o bicampeonato na última etapa do ano, em Pipeline, no Havaí. Filipinho, por sua vez, pode subir do sexto para o segundo lugar geral se vencer. Neste caso, Mick Fanning continuaria na liderança.

Filipinho foi o único brasileiro a competir na quarta fase neste domingo. A participação de Medina em busca de vaga direta para as quartas de final deverá acontecer nesta segunda-feira, com chamada prevista para as 5h (de Brasília). O astro vai encarar o potiguar Italo Ferreira e o taitiano Michel Bourez. Na quarta fase, os vencedores das baterias de três competidores se garantem nas quartas, enquanto os perdedores ganham outra chance no round 5.