A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Top Esporte

07/05/2016 16:18

A+ A-

Na oitava final, Santos iguala recorde da era Pelé: "Os meninos merecem"

Recorde

Campeão ou não neste domingo, contra o Audax, o Santos já realizou um feito histórico. A equipe dirigida pelo técnico Dorival Júnior chegou à oitava decisão estadual consecutiva, igualando recorde da era Pelé, que de 1955 a 1962 ficou pelo menos em segundo lugar no Campeonato Paulista. Apenas o Peixe disputou tantos títulos estaduais seguidos na história.

A atual sequência do Santos teve início em 2009, com derrota na final para o Corinthians. Em seguida, veio o tricampeonato: 2010, 2011 e 2012, contra Santo André, Corinthians e Guarani, respectivamente. Em 2013 e 2014, novos vices, diante de Corinthians e Ituano. Já no ano passado, o Alvinegro foi campeão em disputa de pênaltis frente ao Palmeiras.

Nos anos 50 e 60, o Paulistão era disputado em pontos corridos. Por isso, o "time de ouro" de Pelé & Cia. não disputou oito finais, mas ficou pelo menos em segundo lugar de 1955 a 1962. Naquela sequência, conquistou seis títulos. Ao todo, o Santos soma 21 troféus de estadual em sua história.

Para o ex-jogador Pepe, presente em toda a sequência santista entre as décadas de 1950 e 1960, o atual elenco é merecedor do recorde, principalmente pela forma ofensiva de jogar.

– Nós ganhamos Brasileiro, Mundial, Libertadores, mas o Campeonato Paulista era nosso xodó. Amávamos jogar e vencer o estadual. E vejo essa mesma vontade no atual Santos, que combina com o campeonato. Não sabia desse número, e fico feliz por eles. Os meninos merecem, pelo futebol bonito que jogam, vistoso, para a frente. Eu não vou mais ao estádio, mas sempre acompanho. Eles honram o nosso time daqueles tempos – elogia Pepe.

Clodoaldo, o "Corró", hoje membro do departamento de futebol alvinegro, começou a jogar pelo Santos em 1965 e pôde atuar ao lado de Pelé. Ele diz que o Peixe tem condições de continuar chegando à final paulista e superar o recorde.

– Não podemos comparar o time de hoje com aquele time de Pelé, Pepe, Coutinho e tantos outros, mas fico feliz em ver o Santos alcançando esse feito. Ter jogadores de seleção brasileira, como Lucas Lima, Gabriel e Ricardo Oliveira, e outros jovens despontando, como Thiago Maia, é um privilégio. Um time que joga para a frente, bonito, em um cenário do futebol brasileiro que depende muito da aplicação tática e vigor físico. Este grupo tem tudo para seguir chegando às finais e superar esse recorde – analisa Clodoaldo.

Pelo 22º título e o bicampeonato paulista, o Santos enfrenta o Audax neste domingo, às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro. Com o empate em 1 a 1 na primeira partida da final, em Osasco, o Peixe levanta a taça com uma vitória simples. Qualquer resultado de igualdade leva a decisão para os pênaltis.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024