A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Top Esporte

26/01/2021 16:02

A+ A-

Projeto reverencia capoeira angolana com encontros virtuais

Proposta dá voz a alguns dos grandes nomes da capoeira do Distrito Federal e dos estados de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul

“Permeando a Capoeira Angola no Centro-Oeste", projeto contemplado pela Lei Adir Blanc, reverencia as origens da capoeira, prática ancestral de resistência, passada de geração em geração pelos negros escravizados no período do Brasil Colônia, através de encontros virtuais.

Sob coordenação de Rafael Leite de Sá e Marcos Vinicius Campelo Jr, capoeiristas do grupo Anunciando a Consciência Negra com os Meninos de Angola, dos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul, os encontros serão realizados de fevereiro a março, sempre às 19h.

As inscrições serão realizadas através do formulário: https://forms.gle/s23exoq4YQhKjfaL9. O link para as atividades será disponibilizado mediante cadastro preenchido.

“A gente se uniu para a construção desse projeto que tem a finalidade de valorizar os mestres da capoeira angola do Centro-Oeste. O nosso planejamento seguirá um cronograma com vivências sobre a prática da capoeira angola às terças-feiras e, oficinas e encontro de saberes com mestres e capoeiristas convidados às quintas”, explica Rafael.

“O intuito é construir um espaço de partilha e aprendizado, onde os convidados trarão através da fala e de oficinas, suas trajetórias dentro da capoeira angola que é acima de tudo uma filosofia de vida. Além de tratar um pouco da realidade da capoeira neste período de distanciamento social”, completa.

As transmissões virtuais ocorrerão duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras. Exceto no segundo encontro, que será na quarta-feira (dia 3 de fevereiro) às 19h e, também, na data de encerramento, que está marcada para às 15h, do dia 28 de março, domingo.

“A abertura se dará no dia 2 de fevereiro, terça-feira, com uma vivência de capoeira angola realizada por mim e o Rafael. Já na quarta-feira será a vez de um bate papo com os mestres Pequeno e o Guerreiro, capoeiristas do Estado de Mato Grosso do Sul”, informa Marcos Vinicius.

Projeto

Segundo a assessoria, o projeto é uma oportunidade para as pessoas se aprofundarem no universo da capoeira angola de um Brasil mais central, ou seja, conhecer grandes mestres que pelas bandas do cerrado conseguiram se consolidar pela importância dos seus trabalhos.

“Vamos dar voz a alguns dos grandes nomes da capoeira. Existem outros nomes, mas esses que escolhemos são pessoas importantes levando em consideração o Distrito Federal e os estados de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul”, pontua o capoeirista Marcos Vinicius.

A proposta foi contemplada com recursos da Lei Aldir Blanc, através de edital do FMIC (Fundo Municipal de Incentivo Cultural) da SECTUR (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), vinculada à Prefeitura de Campo Grande.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024