GOV AGEMS
Menu
quarta, 08 de dezembro de 2021 Campo Grande/MS
CONSTRUINDO O SABER 29/11 A 29/12
Top Esporte

Tocha olímpica é acesa na Grécia com discurso de 'paz e união' para o Brasil

21 abril 2016 - 10h21Por ESPN

Na histórica cidade grega de Olímpia, nesta quinta-feira, a tocha foi acesa como parte do ritual que marca a contagem regressiva para os Jogos do Rio de Janeiro.

A respeitada atriz Katerina Lehou, no papel da Alta Sacerdotisa, foi a responsável por colocar fogo na pira olímpica em cerimônia tradicional com direito a atores em trajes típicos da época dos primeiros Jogos Olímpicos da humanidade.

O primeiro condutor da tocha foi o ginasta Eleftherios Petrounias, atual campeão mundial nas argolas e principal adversário do brasileiro Arthur Zanetti. Depois, o bicampeão olímpico de vôlei Giovane Gávio teve a honraria de ser o primeiro brasileiro a chama sagrada.

Antes, os presidentes do Comitê Rio 2016 - Carlos Arthur Nuzman - e do COI - Thomas Bach - discursaram para público e autoridades presentes a 106 dias da abertura dos Jogos e adotaram a mesma linha: além de elogiarem a realização da primeira Olimpíada na América do Sul, eles disseram que o acendimento da tocha deverá trazer "paz e união" para o Brasil por causa de seu momento político conturbado.

"É uma honra para nós vivermos esse sonho, os primeiros Jogos na América do Sul. O Rio está pronto para entregar história. A Olimpíada no Rio está abençoada para ser uma linda realidade", disse Nuzman. "A tocha leva uma mensagem de paz que unirá nosso querido Brasil".

"A tocha é o símbolo de paz e comunhão", afirmou Bach.

"Esses Jogos Olímpicos serão uma mensagem de esperança em momentos difíceis - e a chama carregará essa mensagem em todas as esquinas do Brasil, e além do mais, para todo o mundo. Nesses dias difíceis que o Brasil está enfrentando, a chama é uma mensagem eterna que nós todos somos parte da mesma humanidade", continuou o presidente do Comitê Olímpico Internacional.

"Em apenas poucas semanas, o povo brasileiro dará as boas-vindas ao mundo de forma entusiasmada. Os Jogos no Rio darão um palco espetacular para mostrar o melhor do espírito humano", continuou Thomas Bach.

A tocha olímpica chegará ao Brasil em 3 de maio, na capital Brasília, para iniciar seu périplo por mais de 300 cidades nos 26 estados, mais o Distrito Federal, até a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos no Rio em 5 de agosto.