Méri Oliveira (fotos: divulgação)
O Moinho Cultural recebeu de 7 a 12 de julho professores da Orquestra Sinfônica Brasileira para uma residência pedagógica com foco na formação técnica e troca de saberes com alunos e educadores da casa.
Durante a semana, os jovens participaram de 93 horas de atividades com foco em instrumentos de cordas e percussão sinfônica, orientados por músicos da OSB sob coordenação pedagógica de Elber Ramos.
O violinista Matheus Vieira destacou a emoção de ensinar no projeto: "Um dia eu estive lá, segurando um violino pequeno. Hoje, poder transmitir o que sei é muito gratificante".
A residência foi encerrada com um recital pedagógico para famílias, com obras de Satie, Mozart, Boccherini e Peters, celebrando a evolução dos alunos e o resultado da intensa vivência musical.
A iniciativa integra o Programa Vale Música e segue em setembro no Rio de Janeiro, com o Concerto de Integração onde os jovens tocarão com a OSB na Cidade das Artes, em uma experiência profissional inédita.
O concerto reunirá alunos de Corumbá (MS), Belém (PA) e Serra (ES), promovendo diversidade, conexão entre regiões e mostrando como a música pode transformar realidades. Patrocínio: Instituto Cultural Vale.