Política

28/01/2019 15:18

Dagoberto recorre a letra de Renato Russo para protestar contra renúncia de Jean Wyllys

Parlamentar acha 'lamentável' deputado do Rio, ameaçado, não ser defendido por autoridades brasileiras

28/01/2019 às 15:18 | Atualizado 29/01/2019 às 08:45 Celso Bejarano
O deputado Dagoberto Nogueira - Wesley Ortiz

O deputado federal do PDT-MS, Dagoberto Nogueira, manifestou, pelo Facebook, sua indignação com o fato de o deputado federal reeleito pelo Rio de Janeiro, Jean Wyllys, do PSOL, anunciar que, depois de ameaçado de morte, resolveu renunciar ao mandato e morar em país estrangeiro.

“Lamentável, triste, decepcionante, em pleno 2019, o deputado Jean Wyllys, escolhido como representante do povo do Rio de Janeiro, com expressiva votação, é obrigado a renunciar seu mandato para não morrer, ameaçado por milícias e autoridades”, escreveu em sua conta o parlamentar.

“Como não houve resposta do Estado brasileiro em sua defesa, inseguro por perder sua vida, deixa o Brasil e seu mandato”, citou o deputado numa clara crítica às autoridades brasileiras.

“Até quando vamos continuar lutando por LIBERDADE? 'Que país é esse?', repetiria nosso eterno Renato Russo”, protestou o pedetista.

O deputado federal reeleito Jean, PSOL-RJ, foi embora do Brasil por temer ataque (Foto: Reprodução/Facebook)

MEDO

Jean Wyllys disse, ao anunciar sua renúncia pelo mandato, que as ameaças contra ele “pioraram” depois do assassinato da vereadora Marielle Franco, também do PSOL do Rio, ocorrido em março de 2018.

Há a suspeita de que a parlamentar, morta a tiros ao lado do motorista, tenha sido executada a mando das milícias cariocas. Até hoje, há quase um ano do crime, o caso não foi esclarecido pela polícia e ninguém está preso.

QUE PAÍS É ESSE?

A música “Que País é Esse?” de Renato Russo, jornalista, professor, compositor, morto em outubro de 1996, aos 36 anos de idade, foi escrita em 1978, período que o Brasil era chefiado pela ditadura militar, trata das contradições sociais do país.

Embora produzida em 1978, a canção só foi lançada pela banda Legião Urbana, que tinha Renato Russo como vocalista, só foi lançada nove anos depois, em 1987.

Assim começa a canção de Renato, citada por Dagoberto em protesto contra a saída de Jean do Brasil:

“Nas favelas, no Senado

Sujeira pra todo lado

Ninguém respeita a Constituição

Mas todos acreditam no futuro da nação”.