Campo Grande

21/07/2019 15:15

CCZ corta plantões e número de castrações pode cair em até 75 por mês

Prefeitura confirma redução de jornada, mas diz que impacto é mínimo

21/07/2019 às 15:15 | Atualizado 22/07/2019 às 07:17 Thiago de Souza
Wesley Ortiz - arquivo

O corte de plantões de servidores em quase todos os serviços da prefeitura chegou ao Centro de Controle de Zoonozes, em Campo Grande. A medida deve reduzir o número de castrações de cães em até 75 ao mês. A prefeitura diz que o impacto da redução é mínimo.

Leitora do TopMídiaNews, que preferiu não se identificar, mas se diz ‘’protetora dos animais independente’’ foi quem denunciou o corte. O anúncio na redução dos plantões teria sido divulgado internamente esta semana.

''Já é pouco e vão diminuir mais. Vão cortar o veterinário e da pessoa que ajuda ele'', lamentou a reclamante.

Consultado, o vereador Francisco Veterinário, que milita pela causa animal e foi diretor do órgão, confirmou a informação da redução das cirurgias veterinárias. Ele lamenta o fato, mas diz que a prefeitura precisou reduzir gastos em função da crise econômica.

O parlamentar diz que foi reduzido o plantão de sábado de um veterinário e um auxiliar. Com 37 anos de experiência na área, com isso, ele estima em menos 15 castrações por sábado e 15 por feriado, o que causaria impacto de 60 a 75 castrações por mês.

Francisco diz que, se comparado ao total que se faz de castração ao mês, a redução é pequena, ‘’mas se você programar uma política de castração para 12 ou 15 anos, para ter o controle de uma população de animais, isso representa números extraordinários’’.

Resposta

A prefeitura confirmou redução da jornada extra de alguns servidores, mas garante que ‘’os mesmos não devem resultar em impactos significativos ou prejudiciais à assistência, em especial nos serviços do CCZ’’.

Ainda de acordo com o Paço, ''o serviço de castração foi expandido no município com a reforma e ampliação do Centro Cirúrgico, passando de 400 cirurgias para uma média de 650 por mês. Além disso, houve a modernização do processo através da implantação do sistema de agendamento online o que trouxe mais comodidade e transparência ao serviço''.