Geral

há 4 anos

STF valida envio de dados da Receita ao MP sem autorização judicial

Votação ficou em 8x3 na sessão desta quinta-feira, mas julgamento foi suspenso

28/11/2019 às 18:36 | Atualizado 28/11/2019 às 18:25 Thiago de Souza
Foto: Mateus Bonomi/Agif/Folhapress

Decisão da maioria do STF validou o compartilhamento total de dados financeiros da Receita Federal com o Ministério Público, sem necessidade de autorização judicial. A votação ocorreu na tarde desta quinta-feira (28), mas a sessão foi suspensa e retorna dia 4/12.

Conforme a Agência Brasil, durante o julgamento, o compartilhamento de dados bancários suspeitos obtidos pela Unidade de Inteligência Financeira (UIF), do Banco Central (BC), antigo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), foi discutido, mas ainda não é possível saber se haverá votos suficientes para proclamar o resultado nesta questão.

As informações financeiras são usadas pelo MP para investigar casos de corrupção, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e movimentações financeiras de organizações criminosas. De acordo com a legislação, a Receita e o antigo Coaf tem a obrigação de enviar informações suspeitas ao MP.

Com a decisão, foi anulada a decisão do presidente da Corte, Dias Toffoli, que suspendeu, em julho, processos que estavam em andamento e que tinham dados da Receita e do antigo Coaf compartilhados sem autorização judicial.