Geral

17/01/2020 09:00

Ao estilo ‘nazista’, secretário de cultura cita ministro de Hitler em premiação

Roberto Alvim aparece em vídeo parafraseando Joseph Goebbels para anunciar Prêmio Nacional das Artes

17/01/2020 às 09:00 | Atualizado 17/01/2020 às 08:55 Rayani Santa Cruz
Reprodução Metrópoles

O secretário de Cultura, Roberto Alvim, citou trechos de discurso do ministro da Propaganda do governo de Adolf Hitler, Joseph Goebbels, para anunciar o Prêmio Nacional das Artes e provocou reações na internet. As informações são do site Metrópoles.

Conforme a publicação, o secretário disse ainda que “ao país a que servimos só interessa uma arte que cria a sua própria qualidade a partir da nacionalidade plena”. “Queremos um cultura dinâmica e, ao mesmo tempo, enraizada na nobreza dos nossos mitos fundantes. Pátria, família, a coragem do povo e a sua profunda ligação com Deus amparam nossas ações na criação de políticas públicas”, emendou.

A citação se assemelha ao que disse o ministro do governo nazista, reproduzido no livro Goebbels: a Biography, escrito por Peter Longerich: “A arte alemã da próxima década será heroica, será ferreamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande páthos e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada”.

Internautas criticaram, além da fala, a postura do secretário e a música de fundo escolhida para o vídeo. Muitos compararam o vídeo a uma propaganda nazista.

A mensagem de Alvim causou reação nas redes sociais. Na manhã de hoje, já havia mais de 23 mil postagens sobre o assunto compartilhadas no Twitter.

Assista o vídeo clicando aqui

 

(Com Metrópoles)