Política

08/03/2020 17:45

Acordo de desenvolvimento militar é assinado entre Brasil e EUA

A previsão é de que Bolsonaro permaneça nos Estados Unidos até terça-feira

08/03/2020 às 17:45 | Atualizado 08/03/2020 às 16:21 Rayani Santa Cruz
Alan Santos/ PR/ Agência Brasil

Brasil e Estados Unidos assinaram neste domingo (8), no estado americano da Flórida, um acordo na área militar para desenvolvimento de projetos futuros. As informações da Agência Brasil constam que, o Acordo de Pesquisa, Desenvolvimento, Teste e Avaliação (RDT&E, sigla em inglês) vai, segundo o Ministério da Defesa (MD), abrir caminho para aperfeiçoar ou prover novas capacidades militares.

“O RDT&E é um passo inicial para que Brasil e EUA desenvolvam projetos conjuntos na área de Defesa. […] Cada acordo de projeto que venha a ser desenvolvido pelas partes deverá ser executado em consona?ncia com os termos do RDT&E, assim como os respectivos leis e regulamentos nacionais de cada parte”, afirmou o MD, em nota.

Conforme o site, o governo brasileiro espera facilitar seu acesso ao mercado norte-americano na área de defesa, bem como facilitar a entrada de produtos brasileiros em outros 28 países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). A OTAN é uma aliança militar intragovernamental da qual o Brasil não faz parte, mas em agosto do ano passado, os Estados Unidos designaram o Brasil como aliado militar preferencial do país fora dessa aliança.