Polícia

26/03/2020 09:30

VÍDEO: fronteira de MS está fechada e até pneus são usados no isolamento entre países

Só brasileiros entram no Estado; Paraguai também investe no fechamento da linha internacional

26/03/2020 às 09:30 | Atualizado 26/03/2020 às 11:12 Dany Nascimento
Repórter Top

Desde a semana passada, bolivianos e paraguaios estão proibidos de entrar no Brasil pelas fronteiras de Mato Grosso do Sul. De acordo com a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), o Governo Federal publicou uma portaria determinando o fechamento das Fronteiras, devido a pandemia de Coronavírus.

A medida também vale para outros estrangeiros que estejam nesses países e queiram entrar no Brasil. Já cidadãos brasileiros que estiverem nesses locais podem entrar no Brasil. A determinação vale por quinze dias, podendo ser prorrogada por mais quinze.

Sobre as fiscalizações, a Sejusp destaca que são coordenadas pela Seopi, Secretaria de Operações Integradas do MJSP, com portaria conjunta dos Ministros Sérgio Moro e Luiza Henrique Mandetta.

Conforme a Secretaria, Mato Grosso do Sul ainda aguarda a entrega dos termômetros para aferir febre dos transeuntes. Os equipamentos devem chegar até o final desta semana.

Medida vale para a entrada de pessoas dos seguintes países vizinhos:

I - República Argentina;

II - Estado Plurinacional da Bolívia;

III - República da Colômbia;

IV - República Francesa (Guiana Francesa);

V - República Cooperativa da Guiana;

VI - República do Paraguai;

VII - República do Peru; e

VIII - República do Suriname.

Na fronteira entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai, os militares do país vizinho até criaram uma barreira com pneus e arames. Veja: