Política

03/04/2020 14:19

Equipe de Bolsonaro produz e distribui dossiê contra Mandetta

Está circulando na internet um vídeo com denúncias que sugerem a existência de uma teia de interesses escusos dentro do Ministério da Saúde

03/04/2020 às 14:19 | Atualizado 03/04/2020 às 15:28 Vinícius Squinelo
Sul-mato-grossense está sendo fritado pelo presidente - Ueslei Marcelino/Reuters

Assessores do presidente Jair Bolsonaro são responsáveis pela produção e distribuição de vídeo com acusações contra o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta. A ação, aparentemente inédita na República Brasileira, foi divulgada pela revista Veja.

Está circulando na internet um vídeo com denúncias que sugerem a existência de uma teia de interesses escusos dentro do Ministério da Saúde envolvendo o desenvolvimento de um software para a implantação do programa de telemedicina. As suspeitas foram reunidas e distribuídas por assessores do presidente da República.

Sem nenhuma prova, o  vídeo sugere que a cúpula do Ministério da Saúde está envolvida num esquema de corrupção para beneficiar grandes hospitais e desenvolvedores de tecnologia para a implementação do E-SUS, a versão digital do Sistema Único de Saúde. Além de Mandetta, o ministro Onyx Lorenzoni também é citado. O material foi postado no site da jornalista Regina Villela, que, em 2018 concorreu pelo PSL ao cargo de  deputada federal.

A VEJA apurou é que as ilações contra o ministro e seus indicados são de conhecimento do presidente desde o ano passado e que o seu desejo era demitir Mandetta antes da pandemia do coronavírus.