Geral

19/05/2020 18:17

Weintraub diz que vai consultar inscritos sobre adiamento do Enem

Ministro diz que a opinião dos candidatos deve pautar decisão do governo

19/05/2020 às 18:17 | Atualizado 19/05/2020 às 18:15 Thiago de Souza
Rafaela Felicciano - Metrópoles

O ministro da Educação, Abraham Weitraub, anunciou, nesta teçra-feira (19), que fará uma consulta pública entre os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio para adiar ou não as provas, marcadas para novembro deste ano, nos dias 1 e 8. 

O MEC quer avaliar se o Enem poderá sem mantido na data inicial, ser adiado por 30 dias ou a suspensão indefinida até o fim da pandemia da covid-19. 

"Nosso posicionamento é saber a opinião dos principais interessados, perguntando diretamente aos estudantes inscritos", escreveu o ministro. Até hoje, segundo o MEC, o Enem tem 4 milhões de inscritos. O prazo para cadastro vai até sexta-feira (22) e o exame está marcado para novembro, segundo o UOL. 

O ministro e outros membros do governo insistem que manter as provas do Enem é a melhor medida, mesmo com as aulas presenciais suspensas, sem prazo para retorno. 

Alguns deputados de oposição ao governo sustentam que o Enem deveria ser adiado, a fim de não prejudicar os alunos que não tem sequer acesso à internet para estudar durante a suspensão das aulas presenciais. 

Weintraub diz que a escolha dos inscritos deve pautar a decisão do governo. 

Está na pauta do Senado uma votação para adiar o exame deste ano.