Política

27/05/2020 12:21

Senador cuida da participação do Brasil em grupo internacional de pesquisas sobre o Covid

O Brasil corre o risco de ficar por último na fila, por isso, ele se reuniu com ministro Ernesto Araújo para tratar da possível adesão ao ACT Accelerator

27/05/2020 às 12:21 | Atualizado 27/05/2020 às 12:23 Rayani Santa Cruz
Divulgação Assessoria Nelson Trad

O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) se reuniu nesta quarta-feira (27) com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, para tratar da inserção do Brasil na aliança global que visa acelerar o desenvolvimento de vacina, tratamentos e testes contra o Covid-19.A ação é liderada pela OMS (Organização Mundial da Saúde). 

A iniciativa internacional ACT Accelerator, lançada no final de abril, tem o objetivo de assegurar um acesso equitativo aos tratamentos e reúne países como França e Alemanha, organizações internacionais, fundações e empresas privadas.

“Falei ao ministro sobre a minha preocupação quanto ao Brasil estar excluído de quaisquer pesquisas e avanços científicos que possam levar à vacina e medicamentos contra o Covid-19. Neste caso, se for feita alguma descoberta, poderemos ser os últimos da fila a ter acesso. Por isso, fiquei muito satisfeito com o retorno do Itamaraty”.

O parlamentar explica que no dia 02 de junho, será realizada reunião interministerial (Saúde, Relações Exteriores e Ciência e Tecnologia), coordenada pela Casa Civil, para tratar da possível adesão do Brasil ao projeto. 

“O Brasil também está participando pela Fiocruz de outras parcerias com a OMS. Vamos continuar acompanhando os desdobramentos e cobrando o melhor pela nossa população”, destacou o senador Nelsinho.