Saúde

14/07/2020 12:47

Universidade distribui 100 senhas diariamente para vacinar população contra gripe

Unidades básicas de saúde também estão funcionando

14/07/2020 às 12:47 | Atualizado 14/07/2020 às 11:23 Nathalia Pelzl
Estrutura UFMS - Divulgação

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) diariamente está distribuindo 100 senhas para a população na Campanha de Vacinação contra Gripe. A vacina influenza está sendo aplicada para o público em geral, a partir de 6 meses de idade, e ocorre na Sala de vacinas da universidade.

Para conseguir tomar a dose da vacina é preciso que a pessoa leve o cartão do SUS, CPF, documento com foto e a carteira de vacinação. A sala de vacinas da clínica está aberta de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 10h30. Mais informações sobre o atendimento na sala de vacinas podem ser obtidas também pelo telefone 3345-7497.

Campanha

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, a campanha teve início em 23 de março e encerrou em 30 de junho. Agora, as doses remanescentes foram disponibilizadas para toda população, por exemplo, na Capital, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) liberou as 60 mil doses para toda a população.

Além da UFMS, serão disponibilizadas doses nas 71 unidades de saúde do município e o atendimento será por ordem de chegada.

O público-alvo era formado por idosos, trabalhadores da saúde, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, profissionais das forças de segurança e salvamento, população privada de liberdade, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional, motoristas de caminhões, transporte coletivo (não incluso taxistas e motoristas de aplicativos) e portuários, população indígena, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias, adultos de 55 a 59 anos de idade e professores da rede pública e privada.

A vacina da gripe protege contra os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS).