Economia

03/08/2020 11:05

Gasolina padrão 'ouro' começa a ser vendida nesta segunda-feira no Brasil

Especialistas afirmam que o combustível ganhou em qualidade e está mais próximo do padrão europeu

03/08/2020 às 11:05 | Atualizado 03/08/2020 às 10:28 Dany Nascimento
Wesley Ortiz

A partir de hoje (3), a gasolina vendida no Brasil deverá seguir novas especificações. Especialistas afirmam que o combustível ganhou em qualidade e está mais próximo do padrão europeu, ainda que isso possa pesar mais no bolso na hora de abastecer.

Conforme o G1, as mudanças valem para a gasolina do tipo C (comum) e premium, aquela indicada pelas fabricantes de carros esportivos. A Petrobras, responsável pela produção de cerca de 90% da gasolina vendida no Brasil, diz que já segue os novos parâmetros, inclusive no padrão que só entrará em vigor em 2022.

São três novidades nos parâmetros da gasolina. Um deles é a exigência de uma massa específica mínima. A massa específica, ou densidade, é a quantidade de uma substância em um determinado volume. Para a gasolina, o padrão mínimo é 715 kg/m³. Isso significa que cada litro de gasolina deve pesar, no mínimo, 715 gramas. Antes, não havia um indicador.

Segundo Everton Lopes, mentor de tecnologia em energia da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), "quando a massa específica é muito baixa, há menor conteúdo energético por litro, então o consumo aumenta".

A segunda novidade é a mudança no método de contagem da octanagem da gasolina. A octanagem é o nível de resistência da gasolina à compressão no motor. Quando a mistura de gasolina com ar entra na câmara de combustão, o pistão faz um movimento de compressão, até que a vela solta uma faísca que promove a explosão.

A ANP também introduziu a temperatura mínima de 77 °C para a destilação de 50% da gasolina. Antes, havia apenas um teto para a destilação, de 80 °C.