Interior

17/08/2020 15:40

Após vendaval e tempestade, prefeito diz que Aquidauana está 'uma tragédia' e decreta emergência

417 casas foram atingidas, além de prédios públicos e privados

17/08/2020 às 15:40 | Atualizado 17/08/2020 às 15:30 Thiago de Souza
Reprodução PMA

Vendaval seguido de tempestada, que atingiu a cidade de Aquidauana, na noite de sábado (15), destruiu ao menos 400 casas na cidade. O prefeito Odilon Ribeiro (PSDB), decretou estado de emergência, nesta segunda-feira (17), e avalia que a situação da cidade está uma ‘’tragédia’’.

Conforme o decreto, os ventos na cidade variaram de 80 km/h a 100 km/h e destruiu a estrutura de centenas de casas, prédios e estruturas públicas. A rede de telefonia e de energia elétrica foi destruída em algumas regiões.

‘’A cidade está uma tragédia...basta ver as fotos das residências’’, constatou Ribeiro. Das 417 casas danificadas, cinco delas foram completamente destruídas.

Ainda segundo o prefeito Odilon, moradores das casas atingidas estão na casa de parentes.  Ele destacou que ainda não há uma estimativa do prejuízo causado pelo fenômeno, mas que é ‘’bem grande’’.

Viga atravessou carro. (Reprodução O Pantaneiro)

Segundo o O Pantaneiro, prédios públicos como o Centro Municipal de Educação Infantil da Vila São Pedro, o da Vila Pinheiro, José Lopes e centros de saúde da Família da Vila Pinheiro, Santa Terezinha e Nova Aquidauana tiveram as coberturas parcialmente destelhadas.

Com a publicação do decreto, todos os órgãos municipais irão atuar sob a coordenação da Defesa Civil. Agentes da defesa civil e autoridades também poderão entrar nas residências das pessoas para prestar socorro ou determinar que elas saiam do local, caso haja risco iminente.

Rede elétrica foi destruída em algumas regiões. (Foto: Reprodução PMA)

O decreto também possibilita a dispensa de licitação para compra de bens necessários ao trabalho de reabilitação do cenário de devastação causado pelo temporal.