Campo Grande

06/11/2020 07:00

E quando o passageiro é o problema? Motoristas de app desabafam sobre os 'inconvenientes'

Na visão desses profissionais, clientes também têm de ter um manual de conduta

06/11/2020 às 07:00 | Atualizado 06/11/2020 às 12:29 Thiago de Souza
Repórter Top

Motoristas de aplicativos consultados pelo TopMídiaNews revelam os principais inconvenientes de alguns passageiros no dia a dia das corridas pela cidade. A visão deles é que os clientes precisam ser mais cobrados pela conduta, da mesma forma que quem dirige o carro já é. 

Um dos condutores não faz cerimônia: comer dentro do carro é terminantemente proibido. Mas revela que ainda há quem tente desobedecer a regra consumindo salgadinhos, refrigerante e tomando sorvete. 

‘’...a pessoa quer entrar no carro e encontrar ele limpo. Então têm de ter a consciência de deixar o carro limpo para o próximo que vai entrar’’, observa o condutor. Tanto é que ele colocou duas plaquinhas de ‘’Proibido comer e beber dentro do veículo’’ nos bancos, de forma que fique bem visível para o passageiro. 

                                                                          

                                                                     Derrubar comida e bebida nos carros é a maior dor de cabeça para os motoristas. (Foto: Reprodução Aonde Não Ir em Campo Grande)

Outra motorista inicia o relato, no Aonde Não Ir em Campo Grande, mostrando a foto de um banco todo molhado, causado por um passageiro que bebeu dentro do veículo. 

‘’Você perde seu dia de trabalho que acabou de começar, simplesmente por que aceita uma corrida de 5 reais’’, desabafa a profissional. Ela segue com a reflexão. 

‘’... depois, a gente tenta explicar para duas jovens baladeiras que acabaram de pedir duas cervejas para entrarem no carro e chegarem em outra balada exibindo a cerveja, que não podem beber no interior do veículo, mas mesmo assim, você as embarca e, no fim, as jovens te reportam por falta de educação, grosseria, mau atendimento e tudo mais’’, lamentou a condutora. 

Motorista que atua há dois anos em aplicativos disse que, além da comida, a demora para o passageiro sair de onde está e entrar no carro também é um desrespeito. Ele acrescenta que no início deixava situações como essa passar batido, mas agora não. 

‘’Entrou comendo, sem máscara, tudo isso eu avalio com duas ou três estrelas... se demorar muito para embarcar eu também já bloqueio para não ter mais dor de cabeça’’, justificou. 

Os três motoristas acreditam que as plataformas também precisam fazer orientações de como o passageiro deve se portar no carro e não apenas o motorista. 

‘’Logo que o passageiro aciona o app, deveria ter uma plaquinha: ‘proibido comer e beber dentro do veículo’’, destacou o primeiro condutor entrevistado.