Geral

16/03/2021 09:45

Com Covid, homem grava vídeo e pede socorro: 'eu tenho dois filhos para criar'

Ele diz que tem medo de ser entubado

16/03/2021 às 09:45 | Atualizado 16/03/2021 às 07:48 Dany Nascimento
Fábio Gomes, de 38 anos, internado com Covid-19, grava vídeo pedindo ajuda para conseguir atendimento - Reprodução/Vídeo

Fábio Gomes, de 38 anos, que foi infectado pelo novo coronavírus, usou a câmera do celular para pedir socorro. Ele está internado no Hospital Regional de Ceilândia (HRC), no Distrito Federal.

No vídeo, Fábio relata o medo de não conseguir uma UTI no hospital público, que está superlotado (veja acima).

“Eu tenho dois filhos pra criar, estou sentindo dor. Falta de ar. Eu tenho medo de ser entubado”, diz ele com uma máscara de oxigênio.

A gravação foi feita no último sábado (13). No domingo (14), a família conseguiu uma liminar na Justiça que exige uma vaga na UTI (saiba mais abaixo), mas, na noite desta segunda-feira (15), ele ainda estava à espera do leito.

Segundo o GDF, há mais de 200 pessoas aguardando leitos de UTI na rede pública do DF. Conforme o G1, brigadista, Fábio respira com a ajuda de uma máscara de oxigênio.

O hospital onde está internado fica na região que lidera o número de casos e mortes da Covid-19 no Distrito Federal. Em inspeção realizada na unidade, na última semana, foi relatada a falta de materiais e de médicos suficientes para atender a demanda.
“Eu não estou conseguindo mais ficar nessa situação”, diz o paciente que pediu socorro.

A esposa de Fábio, Janaína Gomes, afirma que o marido está "em estado grave". De acordo com a decisão judicial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF), que garante um leito para o brigadista, caso não haja vaga de UTI na rede pública, a Secretaria de Saúde deve providenciar uma vaga na rede particular e pagar o tratamento. Caso contrário, o GDF vai responder criminalmente por desobediência.

Janaína Gomes conta que a família tem esperança. "A gente está na esperança de que apareça logo um leito de UTI pra ele porque ele está precisando muito", diz ela.

 

Clique aqui e veja o vídeo