Cidades

28/07/2021 15:34

Vacinação em adolescentes de MS pode começar em agosto, avalia Cosems

Assim como na população adulta, prioridade vai ser para os adolescentes que tenham comorbidades

28/07/2021 às 15:34 | Atualizado 28/07/2021 às 15:20 Vinicius Costa
Países de diferentes cantos iniciaram vacinação contra a covid em crianças e adolescentes - Roberto Jimenez Mejias/Getty Images

A vacinação em adolescentes sul-mato-grossenses pode chegar um pouco antes do previsto. É que o Ministério da Saúde aprovou a imunização do público depois que toda a população acima dos 18 anos receba ao menos uma do imunizante, ou seja, é possível que o público de 12 a 17 anos comece a receber as primeiras imunizações ainda no mês de agosto.

O formato de vacinação deve ser semelhante ao proposto nos adultos, dando prioridade para os adolescentes que tenham comorbidades.

O prazo entra em consenso com o que foi previsto pelo secretário de Saúde, Geraldo Resende, que afirmou que pretende imunizar toda a população com ao menos uma dose até agosto, desde que o Ministério da Saúde cumpra o cronograma de entrega das vacinas.

Recentemente o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga esteve em Campo Grande acompanhando o ritmo da vacinação e foi nessa oportunidade que o Cosems-MS entregou um pleito para que o grupo de adolescentes fosse incluído no Plano Nacional de Imunização.

Dessa forma, na visão do Conselho e do presidente Rogério Leite, a vacinação pode ser feita entre os meses de agosto e setembro, envolvendo também o público sem comorbidade.

“Muitas cidades do Estado já vacinaram todos com mais de 18 anos, ao menos com a primeira dose, como é o caso dos 13 municípios de fronteiras que fazem parte do estudo, e há municípios pequenos que também aguardam somente as segundas doses para finalizar a imunização de pessoas com mais de 18 anos”, diz Rogério.

O documento foi assinado pelo Ministro, Marcelo Queiroga, e pelo Conasems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde) e pelo Conass (Conselho de secretários estaduais de saúde).