A+ A-

domingo, 28 de abril de 2024

Busca

domingo, 28 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cidades

19/07/2021 14:38

A+ A-

Cosems reforça coro por vacinas da covid em crianças e adolescentes

Pedido é para que faixa-etária dos 3 aos 17 anos sejam incluídas no Plano Nacional de Imunização, pensando também nas aulas presenciais

O Cosems-MS (Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul) reivindicou o desejo de acrescentar as crianças e os adolescentes no Plano Nacional de Imunização contra a covid-19. O argumento reforça o coro que vem sendo debatido pelo Ministério da Saúde, mas que ainda não avançou com a possibilidade.

Esse pedido foi expressamente feito durante a visita do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga à Campo Grande na última sexta-feira (16). Quem entregou esse protocolo foi o presidente do Conselho, Rogério Leite que enxerga o estado sul-mato-grossense com margem para a vacinação nessa faixa-etária dos 3 aos 17 anos.

“MS está com quase 75% da sua população vacinada, solicitamos ao Sr. Ministro a possibilidade de fazer aplicação da CoronaVac para crianças a partir de 3 anos, que já foi aprovada pelo Butatan, e de adolescentes, para que possamos fazer uma volta as aulas com mais tranquilidade para todas as famílias brasileiras”, indagou Leite.

Na resposta, Queiroga explicou que os adolescentes serão incluídos em uma etapa de vacinação, mas não detalhou quando isso aconteceria. De acordo com o ministro, a vacina é uma esperança e garantiu que não deve priorizar nenhum município, facilitando a vida para todo o povo brasileiro.

“As vacinas são uma esperança. Os adolescentes de 13 a 18 anos, já devem ser incluídos no Programa Nacional de Imunização que é gerido pelo comitê gestor tripartite, apoiado por uma câmara técnica de especialistas, por isto as decisões emanadas devem ser cumpridas na ponta, sem privilegiar determinado município, só assim vamos fazer a vacina chegar com eficiência a todos os brasileiros”, conta o Marcelo Queiroga.

Destaque na vacinação e com números superiores à média nacional, Mato Grosso do Sul desponta como possível estado a superar a fase pandêmica. “MS mostra que é possível vacinar com agilidade, e vencer com eficácia nosso único inimigo que é o vírus", completou o ministro.

O secretário de Saúde, Geraldo Resende reforçou a fala de que a população acima dos 18 anos deve ter tomado ao menos uma dose até o fim de agosto. Nesse panorama, o estado poderia ser o primeiro nesse quesito.

“Seremos o primeiro estado a imunizar todas as pessoas com mais de 18 anos, nós criamos um mantra, vacina boa é a que está no braço, não tem final de semana ou feriado, a pedido dos secretários colocamos um incentivo de R$2,10 a cada vacina aplicada, para ajudar as despesas orçamentárias dos municípios, mas precisam aplicar 95% das doses para receberam o teto máximo, já no primeiro mês todos atingiram o percentual”, salientou.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024