Cidades

16/09/2021 16:28

Primavera: meteorologia diz que chuvas ficarão abaixo da média em MS

Nos próximos três meses, período em que estação fica vigente, as chuvas devem ocorrer de maneira menos intensa no estado

16/09/2021 às 16:28 | Atualizado 17/09/2021 às 08:15 Vinicius Costa
Período de chuva deve acontecer com menos frequência no estado - Silas Lima

A estação da primavera começa na próxima semana, no dia 22 de setembro e pelos próximos três meses, o indicativo de chuva não é dos melhores para Mato Grosso do Sul. Segundo a meteorologia, a tendência é de um período chuvoso abaixo da média para o final do ano.

O prognóstico foi elaborado pelo Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima) que indicou que o próximo trimestre terá chuvas acumuladas de 300 a 700 milímetros.

Essa previsão, no entanto, fica abaixo da média especulada para está época do ano.

Ainda segundo o modelo de previsão, essa falta de chuva pode ser afetada pela presença da La Niña, um fenômeno oceânico-atmosférico de resfriamento das águas do Pacífico. Assim, a ação desse fenômeno gera mudanças nos padrões de chuvas.

Contudo, a tendência é que o La Niña dure menos do que o habitual e fique em atividade por pelo menos três meses, período da primavera até o início do verão.

Para a última semana de inverno em Mato Grosso do Sul, a previsão aponta para chuvas com acumulados baixos na região do extremo sul do estado e pequenas porções do leste.

Essas chuvas isoladas fazem parte da atuação de uma frente fria que rompe o bloqueio e consegue formar nuvens carregadas capazes de provocar a precipitação.