Campo Grande

08/10/2021 13:00

CEM funciona com máquinas quebradas, sem ventilação e poucos funcionários

Segundo denunciante, pacientes estão tomando radiação em dobro por falta de manutenção em equipamento de Raio X

08/10/2021 às 13:00 | Atualizado 08/10/2021 às 17:00 Dany Nascimento e Diana Christie
Repórter Top

O CEM (Centro de Especialidades Municipais) Jânio Quadros, em Campo Grande, está com diversos problemas estruturais, que dificultam o atendimento digno à população. 

Segundo denunciante, que terá o nome preservado, os banheiros estão estragados, vários aparelhos de ar-condicionado estão sem funcionar e são poucos servidores para atender a demanda de pacientes. 

“Faltam funcionários no setor de Raio X, só tem uma máquina e o paciente toma radiação dobrada. Há muito tempo falam que acionaram manutenção na máquina de Raio X, mas elas nunca acontecem. O paciente chega no local e se depara com informações da falta de realização de exames, está um caos total”, diz.

O problema se repete em outras unidades de saúde. Nesta semana mesmo, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul instaurou inquérito civil para apurar irregularidades na Unidade Básica de Saúde "Dr. Astrogildo Carmona", na Vila Carlota.

A denúncia foi realizada pela Câmara Municipal, através do vereador André Luis (Rede), e agora está nas mãos da 32.ª Promotoria de Justiça de Saúde Pública de Campo Grande.

O parlamentar apontou, em relatório, condições de insalubridade na infraestrutura como: computadores obsoletos e sem internet; ambientes sem energia elétrica e outros sem lâmpadas; ar-condicionado quebrado; piso deteriorado; extintor de incêndio vencido; infiltração severa na parede da sala das enfermeiras; má ventilação; cadeiras sem encosto; janela quebrada em uma das salas; banheiros em situação precária de uso; entre outros.

A prefeitura ainda não se manifestou sobre a situação.