Campo Grande

29/11/2021 09:55

Enquete: pesquisa eleitoral está em baixa com eleitores em MS

Maioria diz que não confia nos resultados apresentados em pesquisas eleitorais

29/11/2021 às 09:55 | Atualizado 29/11/2021 às 09:06 Rayani Santa Cruz
Maioria dos leitores do TopMídiaNews não acreditam em pesquisa eleitoral - Divulgação/Tribunal Superior Eleitoral /Agência Câmara de Notícias

A pesquisa eleitoral  é uma ferramenta que funciona como um termômetro. Baseada em amostragem, é o retrato do momento e ajuda a mostrar a intenção da população. Mas, os indicativos não definem eleições, é necessário o resultado com o voto. 

Em enquete do TopMídiaNews, a maioria dos leitores indicou que não acredita em pesquisas eleitorais. Dos 137 participantes, o total de 77,37% disse que não acredita e apenas 22,63% indicou que 'sim, acredita em pesquisa'.

As pesquisas mais recentes para o cargo de presidente, por exemplo, indicam que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sai na frente do presidente Jair Bolsonaro em todos os cenários e ganha no segundo turno na disputa em 2022. 

O que ocorre é que apoiadores de Lula se empolgam com os dados, enquanto que apoiadores de Bolsonaro questionam a validade dos dados. Mato Grosso do Sul é uma região de centro-direita onde Bolsonaro teve grande parte dos votos em 2018. 

Pelo resultado da enquete, em terras sul-mato-grossenses, a pesquisa eleitoral não é vista com credibilidade.