Interior

22/11/2022 17:16

Mulher vence na Justiça e recebe remédios contra câncer agressivo em Nova Alvorada do Sul

Doença é na mama e medicamentos custam R$ 22 mil por mês

22/11/2022 às 17:16 | Atualizado 22/11/2022 às 17:06 Thiago de Souza
Defensor celebra vitória na Justiça - Divulgação DPE-MS

Maria Auxiliadora Coimbra, 54 anos e a Defensoria Pública do MS, celebraram vitória judicial, que garante remédios caríssimos, à moradora, que sofre com câncer de mama agressivo, em Nova Alvorada do Sul. 

Conforme divulgado pelo órgão, o processo foi considerado uma verdadeira batalha judicial. A vitória, permite que a assistida tenha acesso aos remédios Palboclibe e Fulvestranto, que custam cerca de R$ 22 mil por mês e siga na luta pela vida. 

A ação judicial foi apresentada pelo defensor público Cassio Sanches Barbi, titular em Nova Alvorada do Sul. Ele detalhou que o câncer sofreu metástase hepática e óssea, estágio IV, que seria o mais agressivo. 

A garantia de ter remédios caríssimos deu ânimo para Coimbra seguir na luta contra a doença. 

''Eu não sei se choro, se dou risada ou mesmo saio cantando pelas ruas. Eu não sei o que eu faço. É uma felicidade muito grande. Ninguém jamais terá noção do quanto. A luta pela vida continua, muito obrigada Defensoria, muito obrigada meu Deus'', celebrou Maria Auxiliadora. 

Processo 

O defensor público detalhou as dificuldades encontradas durante o processo. 

''Ajuizados a ação com o pedido dos medicamentos no dia 30 de junho de 2022. Contudo, o juiz indeferiu o pedido e mesmo após mais tentativas, inclusive em outra instância, o pleito continuava negado'', detalhou o defensor público.

Em razão da gravidade do caso da paciente, Cassio pensou maneiras diversas de reverter as decisões negativas da Justiça.  

''... após a última negativa entramos em contato de maneira administrativa e conversamos com a juíza que estava em substituição na comarca. Demonstrarmos o caso e fizemos um pedido de reconsideração da liminar negada pelo juiz, o que foi aceito. Ser defensor é não desistir jamais. Saber que de sua felicidade e que nossa assistida poderá continuar lutando é o que vale'', refletiu o defensor.