Política

há 4 meses

Lula deve encontrar presidente paraguaio em Porto Murtinho para discutir usina de Itaipu

Aperar de reunião desta segunda-feira em Brasília, impasse sobre valor da energia continua

16/01/2024 às 09:46 | Atualizado 16/01/2024 às 09:47 Thiago de Souza
Presidentes voltam a conversar em Assunção e Porto Murtinho - Ricardo Stuckert Filho - PR

O presidente Lula (PT) deve se encontrar novamente com o presidente do Paraguai, Santiago Peña, desta vez em Porto Murtinho, cidade que faz limite com Carmelo Peralta, no Paraguai. Eles devem resolver o impasse sobre a geração de energia da Usina Binacional de Itaipu. 

Segundo a Agência Brasil, os dois presidentes se encontraram nesta segunda-feira (15), no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Apesar da longa conversa, permaneceu um impasse sobre o valor da tarifa paga pelo Brasil pela energia gerada. 
Sendo assim, diz o site, um próximo encontro deve ocorrer em Assunção, no Paraguai. 

''Nós temos divergência na tarifa, mas estamos dispostos a encontrar uma solução conjuntamente'', sinalizou o presidente brasileiro. Espera-se que o encontro na capital do país vizinho seja frutífera e que o acordo seja celebrado pelos dois em Porto Murtinho, onde há a construção de uma ponte que liga as duas nações. 

''Convidei o companheiro Santiago Peña para que a gente possa fazer conjuntamente uma visita em Porto Murtinho, para que a gente possa visitar a chamada ponte da integração'', afirmou Lula. 

Os gestores brasileiro e paraguaio também discutiram outros temas de relevância para a América Latina. Entre eles as eleições na Guatemala e sobre a onda de violência no Equador. Ambos, segue a Agência Brasil, manifestaram intenção de continuar a trabalhar juntos pela integração regional.