Campo Grande

09/07/2025 07:00

Mãe luta para trocar sonda vencida da filha com paralisia cerebral: 'Cada ajuda faz diferença'

Com sonda vencida desde maio e falta de insumo no SUS, mãe faz apelo para filha poder se alimentar

09/07/2025 às 07:00 | Atualizado 09/07/2025 às 09:15 Felipe Dias
Redes sociais

A luta por cuidados básicos tem sido uma constante na vida de Ercilia Castro, mãe da pequena Agatha, de apenas 10 anos. Acamada, com paralisia cerebral e deficiência visual causadas por uma toxoplasmose congênita no fim da gestação, a menina se alimenta exclusivamente por meio de gastrostomia. No entanto, desde maio, a sonda GTT (gastrostomia de troca), essencial para sua nutrição, está vencida e precisa ser substituída com urgência.

A sonda deveria ser fornecida pela Casa da Saúde, mas está em falta, conta a mãe. Devido à espera e do risco à saúde da filha, Ercilia decidiu criar uma vaquinha virtual para tentar arrecadar os R$ 2 mil necessários para a compra do equipamento.

"Estou fazendo essa vaquinha pra arrecadar o dinheiro da sonda que está em falta e as crianças especiais sofrem por essa espera. A GTT da minha filha venceu em maio e precisa ser trocada. Sozinha eu não consigo comprar, e venho pedir a ajuda de quem puder nos estender a mão. Agradeço de coração a todos que ajudarem", escreveu a mãe no site da campanha.

Agatha é uma criança que exige cuidados especiais diários. Além da GTT, ela faz uso contínuo de medicamentos anticonvulsivantes, dietas específicas e fraldas, itens que, muitas vezes, também faltam no SUS (Sistema Único de Saúde).

Até agora, a vaquinha arrecadou R$ 500, valor ainda distante da meta. Mas Ercilia segue com esperança. "Lutamos por uma qualidade de vida melhor para ela. Cada ajuda faz a diferença".

O link da vaquinha é donativa.org.br/vaquinha/ajuda-para-a-gtt-da-agatha.