18/08/2025 14:56
Alexandre de Moraes autoriza conselheiro Iran Coelho a voltar ao TCE-MS
Ele também vai tirar tornozeleira eletrônica, mas não pode sair da cidade
Ministro do STF, Alexandre de Moraes, concedeu habeas corpus ao conselheiro afastado Iran Coelho das Neves, do Tribunal de Contas de MS. A decisão foi assinada neste domingo (17).
Conforme o advogado do conselheiro, André Borges Neto, o cliente conseguiu também a retirada da tornozeleira eletrônica, que deve ocorrer nesta terça-feira (19). Neto observou que o argumento usado no pedido foi o longo tempo de afastamento do conselheiro do cargo.
Ainda segundo o defensor, o retorno ao cargo deverá ocorrer já nesta terça-feira. No entanto, algumas cautelares foram mantidas contra Iran, sendo a proibição de manter contato com investigados; não deixar a comarca e ficar com passaporte suspenso.
Afastado
Iran era presidente do TCE-MS e renunciou ao mandato pouco antes do término. Ele foi alvo da ''Operação Terceirização de Ouro'', da Polícia Federal, em 2022, que apura crimes que envolvem desvios de R$ 100 milhões em contratos com o TCE. Ronaldo Chadid e Waldir Neves igualmente foram afastados, inicialmente por 180 dias, depois as ordens foram prorrogadas.