Saúde

18/10/2025 07:00

Poucas senhas e longas esperas denunciam falhas no atendimento da USF Jardim Botafogo

Moradores relatam dificuldade para marcar consulta e apontam desorganização na unidade, que já foi alvo de outras reclamações

18/10/2025 às 07:00 | Atualizado 18/10/2025 às 08:54 Dayane Medina
USF Jardim Bota Fogo - Reprodução/Repórter Top

Moradores do bairro Jardim Botafogo, em Campo Grande, voltaram a denunciar problemas no atendimento da USF (Unidade de Saúde da Família) do bairro. Segundo os relatos, o número limitado de senhas para agendamento e a dificuldade em conseguir consultas médicas têm deixado a população sem acesso a serviços básicos de saúde.

Uma moradora, que preferiu não se identificar, entrou em contato com a reportagem e contou que conseguiu a última senha disponível para agendamento médico. De acordo com ela, a senha era de número 60, agendamento esse que seria para o mês todo e a revoltou.

“Fui marcar médico, consegui pegar a última senha, a de número 60. Isso significa que 60 pessoas esperam por uma única doutora. A unidade abre às 7h e fecha às 11h, retornando às 13h, e ainda assim não tem como atender todo mundo. Em um raciocínio lógico, em seis dias ela conseguiria atender todos, mas lá só marcam consulta uma vez por mês”, aponta.

Além da dificuldade de conseguir consulta, a paciente denúncia a ausência de atendimento odontológico e o que considera falta de comprometimento da equipe.

“Já fui lá várias vezes à tarde e não tem ninguém. Estão tomando café, conversando. A população do bairro já presenciou isso. É uma vergonha, estamos abandonados”, afirma.

A denúncia reforça queixas anteriores sobre a mesma unidade de saúde, que já havia sido alvo de reclamações por consultas desmarcadas, ausência de médicos e falta de comunicação com os pacientes. Na ocasião, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) afirmou que as equipes da unidade estavam completas e que pacientes seriam remanejados em caso de afastamento de profissionais.

Mesmo após a repercussão, a população afirma que nada mudou. “A gente perde tempo, sai do trabalho, chega lá e não tem atendimento. Falam que é para atualizar cadastro, mas isso é desculpa. O problema é falta de médico e organização”, desabafa outra moradora, que também pediu para não ser identificada.

O TopMídiaNews entrou novamente em contato com a Sesau para questionar a nova denúncia sobre a rotina da USF Jardim Botafogo e aguarda retorno sobre as providências que serão adotadas diante das reclamações da população.