30/03/2026 09:30
Complicações após alta da Santa Casa faz paciente gastar R$ 10 mil em hospital particular
Mulher havia ficado quase 20 dias internada antes da alta
Após quase 20 dias internada na Santa Casa de Campo Grande, uma paciente voltou para casa ainda com secreção no local da cirurgia. A situação acabou evoluindo e exigiu nova internação, desta vez em hospital particular, com tratamento atualmente em R$ 8 mil podendo terminar em até R$ 10 mil.
Segundo o filho, Josué Lemes, a mãe passou por uma cirurgia de urgência e permaneceu internada. Mesmo com sinais de que o corte cirúrgico ainda não estava totalmente cicatrizado, ela recebeu alta médica. “Ela saiu ainda com secreção. A gente seguiu o tratamento com antibiótico que o médico passou, mas não adiantou”, relatou.
Quinze dias depois, durante o retorno na própria unidade, a situação persistia. Ainda com dor e secreção, a paciente recebeu nova prescrição de antibiótico oral, mas o quadro não apresentou melhora.
Diante da falta de evolução, a família decidiu buscar atendimento particular. Lá, segundo Josué, a orientação médica foi imediata: internação para administração de antibióticos diretamente na veia.
“No particular, o médico falou que não tinha outra opção, que precisava internar para tratar com antibiótico na veia. Eu não pensei duas vezes, a vida vem em primeiro lugar”, afirmou.
A paciente segue internada e ainda deve precisar do acompanhamento de uma estomaterapeuta, profissional especializada no cuidado de feridas complexas.
Josué descreve a situação como um “misto de emoções”, entre revolta e preocupação. “Passa um filme na cabeça. Foram quase 18 dias dentro daquele caos, para depois voltar para casa e acontecer isso. Preferi não arriscar mais”, desabafou.
Sem condições de arcar sozinho com os custos do tratamento particular, ele iniciou um pedido de ajuda por meio de uma vaquinha.