05/08/2026 19:00
Conselheiros tutelares vivem constrangimento, estrutura porca e ameaças no Lagoa (vídeo)
Salas sem divisórias fazem com que o atendimento não seja privado
Conselheiros tutelares que atuam na unidade do Lagoa denunciam precariedade extrema no local de trabalho, em Campo Grande. As mazelas vão desde a sujeira, falta de profissionais, ameaças à integridade e até processos molhados pela péssima estrutura.
A conselheira Bianca Verone detalhou que a unidade sofre com mato alto e quando chove a água invade o espaço. O constrangimento se dá também na falta de espaço, sendo que o atendimento ao público e reuniões têm de ser feitas em ambiente conjunto, sem qualquer privacidade.
Sobre a limpeza, os trabalhadores contam que eles mesmos têm de assear o ambiente. Processos do conselho ficam armazenados do lado externo e quando chove acabam molhados. Porém, a água também entra na área interna.
As ameaças à integridade dos profissionais, diz Bianca, são constantes e vêm de quem não aceita medidas do órgão, como decisão sobre guarda de crianças e adolescentes.
''Já foram cinco boletins de ocorrência registrados por essa questão'', desabafou a fonte. O sofrimento também vem na foram de falta de material humano e estrutural. Todas essas situações já teriam sido levadas à Secretaria de Assistência Social, à Prefeitura e ao Ministério Público Estadual.
Foi dito que o prédio onde fica a unidade é inadequado e está com placa de ''vende-se''. Moradores dessa região sugeriram que o Conselho Lagoa seja deslocado para uma antiga incubadora no Jardim São Conrado, cujo prédio estaria reformado.
Imóvel não conta com salas reservadas, dizem conselheiros (Foto: Alice Assis)
Mais problemas
O presidente dos Conselheiros Tutelares de MS, Adriano Vargas, reforçou a denúncia e deu conta que as oito unidades dos conselhos sofrem com problemas severos. Ele detalhou falta de viaturas, pouco combustível e material humano.
Limpeza
Quando equipe do TopMídiaNews chegou ao local, o mato já havia sido aparado e tinha uma viatura da Guarda Civil Metropolitana. Foi dito pelas fontes que essa movimentação se deu apenas em razão das reclamações. Entramos em contato com a assessoria da PMCG. O espaço está aberto.
* Em tempo
Matéria alterada às 16h08 desta quinta-feira (6) para inserção da posição da prefeitura.
Resposta
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania informa que vem realizando, de forma contínua, serviços de manutenção nas unidades dos Conselhos Tutelares do município, conforme cronograma e disponibilidade das equipes técnicas.
Em relação ao Conselho Tutelar Lagoa, esclarecemos que os danos provocados por atos de vandalismo já receberam os reparos necessários, e esta semana foram novamente executados serviços de manutenção na unidade, com o objetivo de preservar as condições de funcionamento do espaço.
Veja também
- Condutora com deficiência filma entrada de carro bloqueado com lixo em Campo Grande
- Sem lixeiras, moradores jogam lixo nas calçadas da UBSF Zé Pereira