há 1 hora
Antes de confusão, secretário confessou tapa-buraco reduzido em Campo Grande
Número de reparos das vias caiu cerca de 30% em 2025
O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos de Campo Grande, André de Moura Brandão, admitiu que o serviço de tapa-buracos foi reduzido em cerca de 30% em 2025. O gestor foi convocado a dar explicações aos vereadores nesta terça-feira (20), mas, logo após o início da fala, houve tumulto na plateia e o encontro foi cancelado.
No cerca de cinco minutos que falou, André destacou que assumiu a Sisep em 1º de junho deste ano, mas fez questão de relembrar os dois anos anteriores. Ele citou que, em 2024, a secretaria realizou 248 mil reparos, o que representa 538 mil metros quadrados de área recomposta. Em 2025, foram apenas 173 mil reparos, correspondentes a 453 mil metros quadrados de área recomposta. Ele estima uma queda de 30% nos serviços.
Ainda conforme o titular da Sisep, no primeiro quadrimestre de 2026, houve uma retomada do crescimento desse tipo de serviço, chegando a 157 mil reparos. Segundo cálculos dele, o número é 45% maior que o registrado no mesmo período de 2025.
Quando ia continuar o raciocínio, houve uma confusão envolvendo o servidor municipal e pastor evangélico Antônio de Jesus Charupá Mâncio, conhecido como ''Charupá do Povo''. O presidente da Câmara, vereador Papy (PSDB), imediatamente determinou a retirada do manifestante e, posteriormente, encerrou a sessão.
Vereadores de oposição à prefeita Adriane Lopes (PP) acusam a chefe do Executivo de ter enviado servidores comissionados para tumultuar a sessão e impedir os esclarecimentos de André de Moura.
Na mesma sessão, a Procuradoria Jurídica da Câmara iria avaliar a admissibilidade do requerimento de abertura da CPI do Tapa-Buraco. Também seriam definidos os integrantes da comissão e os ocupantes dos cargos de presidente e relator.