Política

21/03/2017 07:00

Vídeo: vereador tenta justificar abstenção na hora de 'reprovar' Marun por Previdência

Para Vinícius Siqueira (DEM), manifestantes e deputado estão ‘do mesmo lado’ ao defender previdência pública

21/03/2017 às 07:00 | Atualizado Amanda Amaral
Reprodução/Facebook

O vereador de Campo Grande, Vinícius Siqueira (DEM) publicou um vídeo em sua página oficial no Facebook em que justifica a abstenção de seu voto na Câmara Municipal na última quinta-feira (16), quando foi aprovada moção de repúdio contra o deputado federal Carlos Marun (PMDB), por doze votos favoráveis e nove contrários.  A moção foi proposta após declarações do peemedebista, que chamou de ‘covardes’ manifestantes que montaram acampamento em frente a seu condomínio residencial, contra a reforma da previdência.

No vídeo, o vereador defende sua posição e esclarece não compartilhar da mesma opinião que Marun e ainda coloca manifestantes e deputado do mesmo lado, ao não defenderem o incentivo a previdência privada. A concorrência, segundo ele, melhoraria o serviço do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

 “Eu resolvi me abster por um motivo simples. Entendo que ambos estão do mesmo lado, os dois lados querem que a previdência continue pública, no comando no INSS. Eu não concordo, gostaria de ver concorrência na gestão da nossa aposentadoria. A gente está acompanhando isso com o táxis e o Uber, a concorrência é sempre muito saudável. Eu gostaria de ver isso com a nossa aposentadoria. Nós já temos Banco do Brasil e Caixa Econômica, que concorrem com outras instituições [...]”, pontua.

“Por que não montar um sistema para que nossa aposentadoria seja aplicada ou no sistema público, no INSS, ou então no sistema privado. O governo teria que concorrer para cuidar do nosso dinheiro. Isso melhoraria as taxas, melhoraria o salário de aposentadoria e até o tempo de contribuição”, finaliza questionando qual seria a escolha de quem acompanha sua página. Veja o vídeo abaixo:

A moção de repúdio foi proposta pelo vereador Valdir Gomes (PP). O parlamentar afirmou estar indignado com as declarações feitas pelo deputado Marun em relação as manifestações contra a reforma da previdência, principalmente em relação aos manifestantes e pelo vídeo postado nas redes sociais em que reafirmava as declarações e dizia que não iria mudar de opinião.

Pelos bastidores, assessores e o próprio vereador Valdir Gomes chegaram a rechaçar Siqueira, uma vez que declararam em bom som, que ele havia articulado para que a moção de repúdio fosse apresentado. "Você pediu e agora vota contra?”, questionou Gomes. Em declaração de voto, Siqueira afirmou que a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) está servindo como massa da esquerda. "A esquerda está querendo se reerguer. Por isso me abstenho", disse.