Saúde

20/07/2017 17:00

Com dinheiro em caixa, ex-prefeito não dá ordem de serviço e UBSF fica sem reforma

Prefeitura diz que Bernal usou recurso para pagamento de salários

20/07/2017 às 17:00 | Atualizado Diana Christie
Google Street View

Denúncia encaminhada ao MPE (Ministério Público Estadual) aponta suposta negligência da prefeitura de Campo Grande, que teria dinheiro em caixa para reformar a UBSF (Unidade Básica de Saúde Familiar) Cohab, mas enrola para colocar a obra em execução. No entanto, segundo a prefeitura, o recurso foi usado para pagamento de salários pelo ex-prefeito Alcides Bernal (PP).

O caso será investigado pelo promotor Marcos Alex Vera de Oliveira, da 30ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social. Segundo o denunciante, o dinheiro é do Fundo Nacional de Saúde e está disponível para uso da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, porém nada é feito. 

Em nota, a prefeitura informou que a reforma foi objeto de licitação em 2015, orçada em R$ 184.872,95 mas, na época, não foi dada ordem de serviço para a empreiteira vencedora do certame iniciar a obra. "Como transcorreram mais de dois anos, a empresa não é obrigada por lei a assumir a obra por este custo original, tendo direito a reprogramação financeira", diz.

Os recursos foram disponibilizados pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), "que deveriam ser aplicados na reforma desta unidade, mas foram usados pela gestão anterior no pagamento de salário. A atual gestão  está empenhada em viabilizar recursos para reformar esta e outras unidades da Atenção Básica", justifica a prefeitura.

A UBSF

A UBSF Dr. Olympio Leme Cavalheiro, ou UBSF Cohab como é mais conhecida, fica localizada na Rua David Corrêa Leite, 284, Núcleo Habitacional Universitárias II, em Campo Grande. Através do transporte público, é possível chegar ao local através das linhas de ônibus Universitária II,  Cohab e Los Angeles.

Conforme a prefeitura, a unidade oferece consultas com médico clínico geral e tem à disposição enfermeiros que podem realizar curativos, inalação, vacinação de rotina e campanhas, retirada de pontos, pequenas suturas, além de trocas e instalações de sondas (Vesical e Gástrica).

O posto de saúde também disponibiliza visitas domiciliares realizadas por agentes comunitários de saúde, enfermeiros, médicos, odontólogos, técnicos de enfermagem e assistente social; atividades de promoção, prevenção e educação em saúde; e atendimento odontológico com prevenção e tratamento periodontal para toda a família desde a gravidez.

Por fim, oferece ainda acompanhamento ambulatorial de pré-natal baixo risco, hipertensão arterial, diabetes mellitus, TB/hanseníase, puericultura (acompanhamento de crescimento e desenvolvimento infantil), planejamento familiar, e bolsa família para os beneficiários (acompanhamento de peso, esquema vacinal e pré-natal).