Economia

29/09/2017 10:45

Prefeitura anuncia que vai taxar Netflix para aumentar caixa municipal

Um estudo vem sendo realizado e o objetivo é cobrar 5% de ISS da empresa

29/09/2017 às 10:45 | Atualizado Dany Nascimento e Airton Raes
André de Abreu

Diante da baixa arrecadação na Capital, um estudo vem sendo realizado pela prefeitura para cobrar ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) da provedora global de filmes e séries de televisão via streaming, Netflix. De acordo com o secretário de finanças, Pedro Pedrossian Neto, o Executivo não encontrou outra alternativa a não ser fazer a cobrança.

“Não resta outra alternativa a não  ser cobrar ISS do serviço de streaming. O principal serviço hoje no Brasil é a Netflix, mas também outros serviços que entram na cobrança.  Hoje a arrecadação tem diminuído, a prefeitura está buscando alternativas para aumentar a receita do município”, diz Pedro Pedrossian.

O secretário destaca que a lei permite que seja implementada cobrança de 5% e os cofres públicos contam ainda com o auxílio de novas receitas. “A lei permite a cobrança de ISS do Netflix, então a prefeitura estuda cobrar 5% da assinatura do serviço. Vamos ter também o auxílio de outras novas receitas”.

Pedrossian destaca ainda a lei que permite a cobrança do ISS dos cartões de crédito e débito no município destino da fatura, que também colaborará com a prefeitura da Capital. “Isso também deve colaborar com o aumento considerável da receita da Capital e também Leading. Não vamos mexer na planta básica do IPTU”.