In Memoriam

01/11/2017 05:42

Prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha, não resiste a pós-operatório e morre aos 53 anos

Ele teve um aneurisma dissecante de aorta e não resistiu

01/11/2017 às 05:42 | Atualizado Diana Christie e Vinícius Squinelo
Reprodução/Facebook

O prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira, morreu na madrugada desta quarta-feira (1º), em um hospital de Campo Grande. Ele passou mal no início de segunda-feira e foi encaminhado para a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) com fortes dores no peito. Ele chegou a ser operado, mas não resistiu ao pós-operatório. A morte foi confirmada, em nota, pela Prefeitura de Corumbá.

Integrante da equipe médica do CTI (Centro de Tratamento Intensivo) do hospital de Corumbá revelou que houve o dissecamento de uma artéria importante no corpo do prefeito e ele precisou ser transferido para Capital.

O quadro seria um aneurisma dissecante de aorta, que é quando as paredes internas da artéria sofrem lesões, causando um quadro de dor. Em casos menos graves, seria possível o tratamento clínico. No entanto, ele precisou de cirurgia. Até a noite de ontem, o procedimento havia sido considerado um sucesso, porém, ele morreu na madrugada.

Graduado em economia e servidor de carreira como auditor fiscal, Ruiter nasceu em 24 de janeiro de 1964 e tinha 53 anos. Ele deixa esposa e duas filhas. Ainda não há informações sobre o velório.

Carreira política

Ruiter iniciou sua carreira política no PT, sendo nomeado superintendente de Administração Tributária durante a gestão do ex-governador Zeca do PT (1999-2006). Em 2004, foi eleito prefeito de Corumbá, sendo reeleito em 2008.

Em 2014, ele concorreu a uma cadeira na Assembleia Legislativa, também pelo PT. Na ocasião, ele obteve 18.502 votos e ficou com a primeira suplência da coligação.

Já em 2015, após grande desgaste político do Partido dos Trabalhadores, ele migrou para o PSDB, partido que garantiu sua vitória sobre o também ex-petista, Paulo Duarte (PDT), nas eleições de 2016. Este era o terceiro mandato do tucano.

Nota da prefeitura

"Às 0h28 desta quarta-feira, 1º de novembro, faleceu o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira. Aos 53 anos, Ruiter foi submetido a uma cirurgia cardíaca de emergência por causa de uma dissecção aguda da aorta, mas não resistiu no pós-operatório e veio a óbito seis horas depois.

Conforme informações médicas, Ruiter sofreu várias paradas cardíacas após a cirurgia, o coração não voltou a bombear o sangue como deveria e a pressão arterial estava oscilante. O organismo não respondeu à operação, nem à medicação.

Ruiter estava no primeiro ano de sua terceira gestão como prefeito do município de Corumbá. Deixou esposa e dois filhos. Mais informações médicas e da equipe de governo serão repassadas ao longo do dia, por ora, comunicamos esta triste notícia.

Os nossos pêsames à família."