Cultura

22/03/2018 18:26

Boca de Cena transforma espaços públicos em palcos com apresentações gratuitas

Além de peças teatrais de MS, mostra terá participação de convidados de São Paulo, Rio de Janeiro e de Pernambuco

22/03/2018 às 18:26 | Atualizado FCMS
A Tragicomédia de Dom Cristovão e Sinhá Rosinha - Diogo Gonçalves

Ruas, praças, escolas e espaços artísticos da Capital se transformarão mais uma vez em um grande palco para a encenação e a troca de experiências culturais. A Mostra Sul-Mato-Grossense de Teatro e Circo – Boca de Cena contará com apresentações teatrais, seminários, diálogos cênicos e oficinas diversas. As atividades acontecem de 26 de março a 1º de abril, sempre com entrada franca.

Com uma programação diversa e plural, o Boca de Cena conta este ano com peças teatrais representativas da produção do Estado escolhidas por edital e a participação de convidados de São Paulo, Rio de Janeiro e de Pernambuco. Além dos espetáculos, os artistas estarão presentes em seminários, diálogos cênicos, oficinas criativas e debates sobre as peças.

Realizado desde 2008 pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), ligada à Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania (SECC) o Festival também rende homenagens: serão celebrados os trabalhos do ator e diretor, Jair Damasceno, da Cia. Teatral Ator Domingos Terra, dirigida por Beth Terras e da Família Perez, cuja história é pautada pelo Circo Real Pantanal.

Trabalho pela arte

Consolidado no calendário teatral do Estado, o Festival Boca de Cena promove e valoriza o encontro do público com o teatro e o circo. “Nosso objetivo é garantir uma programação artística reveladora da expressão cênica estadual, gerando intercâmbio de artistas e a formação de plateia”, explica Márcio Veiga, coordenador do Núcleo de Teatro da FCMS.

Segundo o titular da SECC, Athayde Nery, o Boca de Cena busca prioritariamente o envolvimento e o diálogo com o setor, oferecendo espetáculos de qualidade para a população aliado ao fortalecimento do teatro por meio de debates, intercâmbio e troca entre os grupos daqui e os de fora.

Veja a programação completa, clicando aqui.