Polícia

03/10/2018 08:44

Polícia paraguaia descobre túnel para resgatar membros do PCC

Túnel conectava uma casa à prisão; detidos foram flagrados pelos agentes enquanto trabalhavam na escavação

03/10/2018 às 08:44 | Atualizado 03/10/2018 às 09:51 Luis Abraham
Agência EFE

A Polícia do Paraguai prendeu quatro pessoas, uma delas brasileira, nesta terça-feira (2), em Pedro Juan Caballero, após descobrir um túnel perto do presídio da cidade, no departamento de Amambaí, fronteira com o Brasil.

A estrutura seria utilizada para resgatar 80 integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC). De acordo com o ministro do Interior do Paraguai, Juan Ernesto Villamayor, três dos presos, todos paraguaios, foram surpreendidos pelos agentes enquanto trabalhavam na escavação do túnel no interior de uma residência, distante cerca de 200 metros do presídio de Pedro Juan Caballero.

Os detidos confessaram que o objetivo era conectar a casa à prisão para facilitar a fuga de pelo menos 80 integrantes do PCC. O quarto preso, um cidadão brasileiro, foi capturado perto da casa utilizada pela quadrilha.

Segundo as investigações, o brasileiro prestava serviços para os paraguaios que escavavam o túnel. Villamayor disse que o túnel tinha 14 metros de profundidade e altura suficiente para que as pessoas andassem em pé dentro dele.

"Era fantasticamente bem feito", afirmou o ministro. Ele também confirmou que a operação aconteceu com base em informações coletadas pelo setor de inteligência da polícia do Paraguai. Conforme a Agência EFE, os agentes continuarão investigando outras casas na região e não descartam a hipótese de haver mais prisões.