A+ A-

sábado, 27 de abril de 2024

Busca

sábado, 27 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Algo mais

28/06/2017 10:38

A+ A-

Tradicional na Capital, escola se mantém campeã em aprovações militares

Além do ensino regular, o Geração 2001 oferece cursos preparatórios em Campo Grande

28/06/2017 às 10:38 |

Rodson Willyams

Sucesso, essa é a palavra que pode ser descrita, de uma ideia que começou em 1995 e levou três amigos a montar um curso preparatório para sargento do Exército. A ideia deu tão certo que, de uma sala emprestada, o sonho concretizou-se, e hoje depois de 22 anos, os amigos possuem uma escola de ensino regular com sede própria, e claro, sempre mantendo o carro chefe que são os cursos preparatórios para concursos. Essa é a história do Colégio Geração 2001, localizada no Bairro Santo Antônio, em Campo Grande. E campeã em aprovações em concusros militares.

"Tudo começou quando os meus dois sócios militares tivemos a ideia de fazer um curso preparatório para Sargento do Exército. Conseguimos uma sala emprestada e começamos o nosso trabalho lá. E com isso, foi se espalhando com rapidez e com cinco anos, conseguimos ter a nossa sede própria", revela Vera Luíza Galvan, de 54 anos, uma das sócias e profissional da Educação há 32 anos.

E segundo ela, até hoje, o curso inicial ainda é o carro chefe do curso preparatório. "Se tornou tradição, estamos há 22 anos com esse curso. E o mais legal, é que os alunos que passaram em outros concurso e que estudaram aqui, agora trazem os seus filhos para estudar aqui, seja no ensino regular ou nos cursos preparatórios [que vai desde o Enem a Polícia Civil] e com isso, vamos passando por gerações".


A educadora Vera Luíza Galvan. 

Apaixonado pela profissão e que deixou a carreira de militar, o professor Sandro Dornelles, de 46 anos, um dos sócios, diz que a missão principal é o 'compromisso com o aluno'. "Quando a gente assume o compromisso com o aluno, a gente vai até ao final. Na vésperas, do concurso, quando há o nervosismo, a gente traz todo mundo pra cá e ficamos o dia inteiro, passamos todas as matérias e ficamos tirando dúvidas dando mais segurança aos alunos".

O segredo

Sandro diz que muitos cursos preparatórios chegaram até montar equipe com os próprios professores de seu curso. "Mas isso não deu certo e muitos fecharam. O nosso diferencial é que temos compromisso com os alunos. Temos uma equipe de professores que são ótimos e dão aulas em outros cursinhos da cidade. Mas o que nós fazemos aqui: 'secamos' os editais e a partir dali, montamos uma metodologia de estudos e seguindo o estilo de cada banca que realiza o concurso. E com os alunos, trabalhamos com provas anteriores e diversos simulados. E muitas questões aplicadas aqui, acabam caindo na prova do concurso. Aqueles que têm dificuldades, fazemos um cronograma do que ele tem que estudar mais".

A metodologia aplicada traz excelentes resultados, conta Sandro. Por exemplo, "no concurso para Sargento do Exército que é um concurso nacional. Só nesse ano, teve 110 mil inscritos. Mas em 2016, aprovamos 21. No da Polícia Militar em 2013, eram 20 vagas para oficiais, aprovamos 12. Do Corpo de Bombeiros, eram 20, aprovamos 13. Para soldado da PM, eram 500 vagas, aprovamos 150. Meu filho foi aprovado neste para oficial do Corpo de Bombeiros, é muito bom ver isso, ele passou pela escola e depois foi aprovado".

Sandro ainda afirma que, a dedicação do aluno também faz a diferença. "Hoje não adianta você estudar seis meses para passar em um concurso com um salário razoável, em torno de R$ 4 mil. Antes, na época do 'boom' de concursos, dava para estudar seis meses e passava. Hoje não, o mínimo é de um ano de preparação".


Professor Sandro Dornelles. 

Desde que começou com a escola, ele já passou em 11 concursos. "Os tive nomeações, mas os sem foi bem mais. Hoje os meus alunos já estão acostumados comigo e a cada seis meses, presto um concurso. O último foi uma aposta com a milha filha para o concurso da prefeitura. Fiz e passei para professor de português. Acho que a gente tem vivenciar o concurso também".

A procura de turmas para concurso está grande. "Acho que é devido a crise no país. Sem abrimos turmas e a procura é grande. Todo mês abrimos turmas para a Polícia Militar e nem o edital saiu ainda. O da Polícia Civil, não achávamos que teríamos tanta procura. E no dia 2 de julho, vamos abrir mais uma turma devido a alta procura". diz Vera.

Ensino regular

Vera Luíza afirma que hoje, o Colégio trabalha com ensino regular que vai desde a educação infantil até o nono ano do ensino fundamental. "Trabalhamos com uma prática pedagógica diferenciada. Com aprendizagem significativa e pedagogia da afetividade. Hoje, as crianças estão mais carentes e a gente dá mais carinho e mais amor e contato físico. Nosso foco é nas crianças e para que fiquem melhor a cada dia".    

Mesmo em tempos de dificuldades financeiras no país, a escola se mantém firme. "Mas nós temos uma queda de 20% nesse ano. Mas como recebemos muitos filhos de militares, e com isso o trânsito de crianças é muito grande", conta.

O Colégio recebe alunos a partir de dois anos de idade para o ensino infantil. "Pela manhã temos o ensino fundamental. E à tarde, o ensino infantil e o 5º ano".

E finaliza, "uma sociedade nunca é fácil, mas quando temos objetivos em prol da educação e na melhora do ser humano, fica fácil concretizar os sonhos. Mas isso, nós ainda temos muitos a serem realizados".

Cursos preparatórios

O Geração 2001 oferece cursos para quem quer entrar no EPCAr, AFA, EsPCEx, EFOMM, EEAr, ITA, IME, EsSa, Colégio Militar e Enem. Além da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal de Justiça, Agepen e prefeitura. Além de cursos como português, matemática, raciocínio lógico e credenciamento para militares, entre outros.

Interessados, o telefone é (67) 3361-2029 e (67) 9.9211-6532.    

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024