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Campo Grande

26/10/2018 17:40

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Marquinhos se reúne com Marun na tentativa de conseguir verbas antes de janeiro

Conclusão de obras no anel viário de Campo Grande, ao custo de R$ 9,5 milhões, foi a prioridade na conversa

O prefeiro de Campo Grande Marcos Trad (PSD) se encontrou com o ministro da Secretaria de Governo Carlos Marun (PMDB), para tratar sobre recursos necessários para conclusão das obras na região do anel viário da Capital. O custo para finalizar 4 km desse projeto seria de R$ 9,5 milhões e que, nas palavras de Marun, já estão garantidos. 

"O recurso já está disponibilizado, paga conforme a necessidade. Fizemos uma reunião em Brasília e um ponto que precisamos nos atentar é a rotatória de acesso a Rochedinho, com a MS-010, e na BR-163", disse o ministro. 

Tanto ele como o prefeito assumiram prioridade em garantir os recursos para esta e outras obras até dezembro, antes da posse dos novos governantes, em janeiro de 2019.

A reunião aconteceu na superintendência do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), também com a presença do diretor da unidade, Thiago Bucker, e Rudi Fiorese, titular da Sisep (Secretaria Municipal se Infraestrutura e Serviços Públicos).

Readequações

Para que parte da obra do macroanel fosse retomada neste ano, a Prefeitura prorrogou  o convênio vencido em maio do ano passado; fez a reprogramação (com aval do DNIT) para incluir  novas obras e terminar  as últimas desapropriações que só no trecho afetará 46 propriedades.

O projeto passou por ajustes para  contemplar a construção dos  colchões drenantes, que não estavam previstos na proposta original. Também foi preciso alterar os projetos das rotatórias que foram mudadas, por exemplo, para se adequar a duplicação da MS-080. As alterações exigiram um aditivo de R$ 1.603.513,62 no convênio.

Com os aditivos (para atualização de planilhas que ficaram defasadas após quatro anos de paralisação) e reprogramação, para inclusão de novas obras, o macroanel fechará com um custo total de R$ 37 milhões. Já foram aplicados R$ 21 milhões e até a conclusão da obra serão investidos mais R$ 16 milhões. A projeção é de que a obra fique pronta em um ano.

O serviço foi interrompido há quatro anos, quando  87,30% da terraplanagem tinha sido concluída; 63,55% da pavimentação e 72,97% da drenagem, além de terem sido concluídas as duas pontes planejadas (sobre os córregos Botas e Ceroula). Entre a MS-080 (saída para Rochedo) e a MS-10 (saída para Rochedinho),  12 quilômetros estão prontos, falta  asfaltar apenas 700 metros. O trecho seguinte,  entre a MS-10 e BR-163, tem 2,5 quilômetros asfaltados e falta concluir seis quilômetros.

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