A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

27/05/2017 11:51

A+ A-

Procon divulga lista de postos de combustíveis com produtos irregulares na Capital

Operação flagrou irregularidades em postos pequenos e grandes redes

O Procon divulgou hoje a lista de postos de combustíveis de Campo Grande autuados em operação conjunta de fiscalização. O órgão flagrou de publicidade enganosa até produtos vencidos, como chicletes, salgadinhos e derivados de petróleo, alguns há mais de um ano. As irregularidades foram percebidas em postos pequenos e até grandes grupos como o Kátia Locatelli Petroleo Centro Oeste.   

Conforme a Caof  (Coordenadoria de Atendimento, Orientação e Fiscalização) do Procon, a fiscalização abrangeu tanto os postos de gasolina, quanto as conveniências, já que cerca de 55% dos casos, o comércio de alimentos e bebidas pertence ao proprietário do posto. 

Na vistoria feita em produtos derivados de petróleo, havia muitos fora do prazo de validade, como óleos, graxas, desembaçantes e até 'cheirinho' para carros. Um dos artigos estava vencido há mais de um ano. 

No âmbito do comércio de combustível, as irregularidades mais comuns foram, além de produtos vencidos, publicidade enganosa e 'ausência de informativo conforme lei estadual', que neste caso é não informar se é mais vantajoso abastecer com etanol ou gasolina. 

Segundo o Procon, as placas informativas não existiam, ou quando tinham estavam em local de difícil visibilidade. Para compensar abastecer com álcool é preciso que o preço dele seja até 70% do preço da gasolina. Em alguns casos esse percentual era alterado no informativo para induzir o cliente a abastecer com o combustível de interesse do proprietário. 

Em um dos postos localizado na região central de Campo Grande, a ANP aplicou pena de suspensão das atividades por 10 dias em razão de irregularidades na documentação.

Nas conveniências, foram encontrados salgadinhos, refrigerantes, cerveja e até chiclete fora do prazo de validade. A operação fiscalizou 56 estabelecimentos entres os dias 15 e 19 de maio e autuou 26 deles. 

A operação conjunta foi coordenada pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (Decon) e envolveu, além do Procon Estadual, a Delegacia Especializada de Ordem Política e Social (Deops), a Secretaria de Estado de Fazenda e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). 

Tentamos contato com três telefones do Petroleo Centro Oeste Kátia Locatelli em Campo Grande, mas nenhum atendeu as ligações. 

Confira a lista dos postos que apresentaram irregularidades, segundo o Procon: 


 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024