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Campo Grande

06/11/2017 15:00

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Professor de escola estadual de MS 'previu' tema da redação do Enem 2017

Tema foi tratado com alunos como uma das possibilidades para a redação

“Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”, tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano, pegou muitos estudantes de surpresa, mas não foi o caso dos alunos da Escola Estadual Joaquim Murtinho. Dias antes do tão temido exame, um dos professores de português da instituição trabalhou o assunto com os alunos durante a preparação para prova.

“Fico muito feliz por ter trabalhado o tema da Redação do ENEM 2017 e colocado a questão da inclusão de pessoas com deficiência em vários âmbitos sociais entre os três assuntos prováveis na prova de hoje. Alunos preparados. Creio que teremos ótimas notas dos nossos alunos do Joaquim Murtinho”, afirmou o professor Alessandro Fonseca.

O professor de língua portuguesa realizou diversas atividades relacionadas à redação, com a apresentação de diversos temas para que os alunos pudessem ir desenvolvendo argumentos de forma antecipada, para que não fossem surpreendidos. Entre os assuntos, Alessandro apresentou a possibilidade de cair tanto sobre trabalho como também sobre pessoas com deficiência.

Alessandro destacou que o processo teve como base todo um projeto elaborado junto à escola desde fevereiro. Começaram a trabalhar cerca de vinte temas ao longo do ano. O professor destaca que, na semana que antecedeu a prova, intensificou o tema relacionado ao portador de deficiências. “Na ultima semana batemos em cima desse tema. A gente foi acompanhando. Fazendo análises dos anos anteriores, esse tema era uma das possibilidades que faltavam ser trabalhadas. Fomos trabalhando juntamente com o projeto desenvolvido”, completou.

O professor explicou que é trabalhado em sala de aula, de maneira integrada, língua portuguesa, literatura, redação e filosofia. “Não é simplesmente redação. Faz parte de todo um projeto que desenvolvemos. Eu tenho alunos com deficiência auditiva na escola publica, que têm aula com auxílio do intérprete. Minha esposa é formada em educação especial. Elaboramos esse projeto juntos”, destacou. 

“Em 2015, tivemos violência contra a mulher, em 2016, intolerância religiosa e o racismo. Um tema sobre pessoas com deficiência possui muita relevância social e pode ser abordado do ponto de vista da acessibilidade, da inclusão no mercado de trabalho e da inserção em variados âmbitos da sociedade civil”, escreveu o professor em material distribuído aos alunos da Escola Estadual.

Alessandro explicou que, durante as aulas, foi trabalhada a estrutura do texto dissertativo e também foram apresentados autores para citações. “A estrutura do texto dissertativo foi bem desenvolvida, passamos muitas possibilidades de citações e argumentações, como fatos históricos, autores como Bauman, Nietzche, Einstein. Várias possibilidades de intervenção e introdução”, completou.

Fonseca também havia apostado como possíveis temas o ativismo nas redes sociais, cyberbullying e outros crimes virtuais, e também a criminalização da homofobia no Brasil e do modelo de família no século 21. 

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