A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

18/06/2018 17:49

A+ A-

UCDB e TRT-MS lançam dicionário sobre saúde e segurança do trabalhador nesta quarta-feira

Solenidade também traz uma palestra com o organizador do livro, René Mendes

Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), lança, nesta quarta-feira 20, o ‘’Dicionário de Saúde e Segurança do Trabalhador — Conceitos, Definições, História e Cultura”. O Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso do Sul (TRT da 24ª Região) é um dos parceiros do evento.

A publicação foi elaborada por membros do Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida no Trabalho do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UCDB.

Sob organização de René Mendes, médico referência na área do trabalho tanto no Brasil quanto na América Latina, o livro é um guia para os profissionais que atuam com a saúde e qualidade de vida do trabalhador. Em 1.280 páginas, a publicação traz 1.236 verbetes e 1.049 verbetes temáticos que explicam o significado de vários termos relacionados às doenças, métodos de trabalho e instrumentos de pesquisa.

Durante um ano o material foi confeccionado para a elaboração do dicionário e, ao todo, 522 autores de todo Brasil contribuíram com esse processo. Em Mato Grosso do Sul, duas profissionais da área da saúde foram convidadas e escreveram alguns verbetes: a coordenadora do Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida no Trabalho da UCDB, Dra. Liliana Andolpho Magalhães Guimarães  e a terapeuta ocupacional egressa da Católica Me. Lilian Varandas.
 
Segundo Liliana, essa é a primeira obra no mundo que elenca verbetes relacionados a saúde e segurança no trabalho e vem para dar suporte na atuação dos profissionais: “Como são várias profissões ligadas ao tema — sociólogos, médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e, até mesmo, advogados — a questão do trabalho é entendida por diferentes óticas e a publicação tem como intuito orientar e auxiliar os profissionais nas práticas diárias, seja na sala de aula, na pesquisa ou na atuação de cada área. Acredito que é algo que vai melhorar, ainda mais, o desempenho de cada especialidade”.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024