A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

há 6 anos

A+ A-

Vídeo: Com cartazes, grupo Direita MS tenta convencer espectador a não assistir peça infantil

Manifestantes nunca assistiram apresentação, mas alegam que roteiro defende ‘ideologia de gênero’

Munidos de faixas, cartazes e o mesmo discurso que fez com que quadros, performances ou exposições inteiras de arte fossem alvo de ódio e até mesmo deixarem de ser exibidos, manifestantes desta vez tiveram como alvo uma peça de teatro. Parte da ‘5ª Mostra de Teatro Infantil de Mato Grosso do Sul’, em Campo Grande, a apresentação aconteceu na noite de sábado (14), no SESC Horto.

Na entrada, os cerca de dez manifestantes do grupo Direita MS, simpatizantes do MBL (Movimento Brasil Livre) e do projeto Escola Sem Partido,  abordavam quem se aproximava do local para assistir a peça. No vídeo que pode ser conferido ao fim deste texto, abordam um adulto na companhia de algumas crianças. “Vocês estão sabendo o conteúdo, amigo?”, pergunta a que o homem responde já ter informações do que se trata, e decide assisti-la ainda assim.

A peça é premiada e chama-se ‘Judith e sua Sombra de Menino’, de grupo teatral Júnia Cristina Pereira, de Dourados, com direção de Gil Esper. Conforme sinopse, conta a história de uma criança que vive sendo criticada por não se comportar adequadamente para uma menina. Até que um dia, sua sombra se torna a sombra de um menino e começa a atrapalhar a sua vida. Com trilha sonora executada ao vivo, elementos do teatro de máscaras, sombras e bonecos. O trabalho busca refletir, de forma lúdica, sobre padrões de comportamento impostos a meninas e meninos.

Contudo, no entendimento do grupo, ainda nenhum integrante tenha assistido a peça, o assunto tratado é uma ‘imposição de gênero’ às crianças. As faixas penduradas nos portões do teatro continham dizeres como ‘não mexam com nossas crianças’ e ‘ideologia de gênero não’.

Organizadora da mostra, a atriz, diretora de teatro e arte-educadora Ramona Rodrigues lamenta que o protesto tenha prejudicado o acesso à arte e a arrecadação de brinquedos e livros, que eram trocados por ingressos e que serão doados a comunidades carentes. Contudo, relatou que quem assistiu se comoveu e aplaudiu de pé.

“O espetáculo poderia estar lotado, mas muitos se assustaram com o discurso do grupo, que não condizia com a realidade. Não sei o que fez eles entenderem que se tratava da defesa de ideologias, falta informação a quem começou a dizer isso e propagou essa ideia”, conta, concluindo que decidiu não chamar polícia por não sentir ameaça de violência no local.

Um dos membros do grupo teatral, Bruno Augusto desabafou em sua rede social. “Agora a pouco um grupo de manifestantes do MBL, Direita MS e outros, esteve no portão do Teatro Prosa aqui no SESC de Campo Grande abordando os espectadores que chegavam para o espetáculo Judith e Sua Sombra de Menino para que não assistissem. As pessoas ali presentes nunca assistiram à peça, sequer tinham informações sobre a produção ou sobre a Mostra que acontecia no local. Faço parte do grupo de 13 pessoas que vieram de Dourados para apresentar o espetáculo que, assim nas apresentações anteriores, foi lindo e tocante. Sim, nos apresentamos normalmente e nenhum de nós vai se calar ou deixar de resistir. Como diz a última fase da última canção do espetáculo 'Não tenho medo', NÃO TEMOS MEDO!”. 

A peça ‘Judith e sua Sombra de Menino’ teve apresentação única, mas a '5ª Mostra de Teatro Infantil' segue até a próxima quinta-feira, 19 de outubro.

A reportagem tentou entrar em contato com representantes do grupo Diretas MS, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.

Veja abaixo registro em vídeo do protesto:

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024