A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cidades

31/12/2017 18:10

A+ A-

Hora da virada: já que vão soltar fogos mesmo, profissionais dão dicas de como ajudar os pets

O barulho vai irritar, incomodar ou agradar quem ama; mas veja como proteger seu animal!

Sim, é preciso falar sobre fogos durante as festividades, sejam elas quais forem. Com os pets sofrendo tanto, especialistas e tutores dão dicas para que eles não se machuquem. E é fato que quem não é ligado à causa chega a falar que é frescura. Mas quem tem aquele 'catioríneo' amado em casa, ou um 'gatíneo' tão fofo, entende porque é importante explicar sobre o assunto. 

Segundo a veterinária Monica Souza, para este tipo de situação, além providenciar um local seguro para que o animal fique acomodado durante a queima de fogos, indica-se o tratamento preventivo por meio da homeopatia. Estes cuidados podem ser determinantes para a saúde e bem-estar do animalzinho e tranquilidade dos donos dos pets.

Claudia Costa conta que os problemas são terríveis. “Tivemos problemas com nossa labrador. Foi seu primeiro Natal. Ficou tão desesperada com os fogos que enfiou a cabeça na grade da porta, foi um sufoco para tirar ela. Já estamos estudando o que fazer no ano novo”, garante. .

Já Weruska Boiko encontrou a solução num medicamento. “Com relação ao meu cachorro, ano passado ele sofreu muito. Esse ano comprei calmante e a etapa 'Fogos Natal' foi tranquila. Ano passado, ele destruiu uma porta dessas de compensado”, contou ela. 

Trabalho para festas juninas podem ser iniciados já

Segundo Mariana Estrado Coelho, que tem uma empresa que presta consultoria e serviços para pets, o trabalho deve ser contínuo para que os animais se “acostumem” com o barulho. “É feito um treinamento, não tem como ser do dia para noite. Porém, para quem não fez isso ainda, chumaço de algodão auxilia e também um calmante receitado sempre pelo veterinário, pode ajudar bastante”.

Ela, que é da DogWalker, também recebe em sua casa os pets de quem vai viajar. “Os donos já explicam o que cada um precisa, outros vamos em casa visitar, o importante é o animal se sentir seguro”, explica. 

Para quem não começou um treinamento, ela orienta que a forma menos dolorida hoje é colocar chumaços de algodão nos ouvidinhos tomando cuidado para não machucar. "Fazemos treinos e os menores são os que tem mais medo. Então, quem não teve esse treinamento com o pet, usa a técnica do algodão no ouvido e acalenta o máximo possível", ensina. 

Outra alternativa é a homeopatia. Para a profissional Monica Souza, esse tipo de tratamento alternativo aumenta a tolerância e a sensação de segurança dos animais frente ao medo por barulhos intensos. 

“O ideal é iniciar o tratamento antes das festas visando o preparo daqueles animais que já apresentaram histórico de estresse devido os fogos. Se ocorrer algum tipo de ferimento devido o desespero do animal (alguns se machucam ao se jogarem em portas de vidros ou escalar muros e grades) o tratamento indicado, além do CalmSigo, é o TraumaSigo, produto homeopático indicado para restabelecimento de traumas. CalmSigo mantém os animais mais serenos e o TraumaSigo colabora na recuperação do problema, devolvendo o equilíbrio físico e comportamental ao animal”, esclarece e médica veterinária que trabalha com homeopatia veterinária.  

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024