A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cidades

04/11/2017 11:21

A+ A-

Repórter Top: desrespeitada, idosa tem que largar cadeira de rodas e subir sozinha rampa de avião

Cena revoltou passageiros e procedimento descumpre resolução da ANAC

Apesar das regras e normas de acessibilidade o Aeroporto Internacional de Campo Grande foi palco de uma cena que causou revolta nos passageiros. Sem acesso adequado para entrar na aeronave, uma passageira já idosa foi levada com muita dificuldade por uma comissária de bordo pela escada mesmo.

Enquanto isso, a cadeira de rodas ficou no chão. “Falta de consideração e respeito com os cadeirantes e idosos. Vergonha aeroporto de Campo Grande”, escreveu a internauta. Porém, além de um absurdo também é descumprimento de normas, já que há resoluções da ANAC (Agência Nacional de Aviação) para garantir acessibilidade a PNAE relativos à acessibilidade de passageiro com necessidade de assistência especial (PNAE) ao transporte aéreo público.

“Para efeito desta Resolução, entende-se por PNAE pessoa com deficiência, pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, gestante, lactante, pessoa acompanhada por criança de colo, pessoa com mobilidade reduzida ou qualquer pessoa que por alguma condição específica tenha limitação na sua autonomia como passageiro”, aponta a resolução 280 de julho de 2013.

A mesma resolução explica que o embarque e o desembarque do PNAE que dependa de assistência de cadeira de rodas, deve ser realizado preferencialmente por pontes de embarque, podendo também ser realizados por equipamento de ascenso e descenso ou rampa, o que não aconteceu neste caso.

Segundo a ANAC, nesse caso é preciso que o passageiro faça a denúncia para que a empresa seja autuada e o valor da multa a ser paga pela empresa pode chegar a R$ 25 mil. No entanto, os passageiros que se sentirem lesados podem procurar a justiça comum.

O número para denúncias é o 163 ou 3368-9043 no Aeroporto da Capital. 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024