A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Economia

20/03/2017 18:15

A+ A-

Preocupados com a ‘Carne Fraca’, entidades de MS elaboram carta para 'tranquilizar consumidor'

Autoridades organizam estratégias emergentes para também ‘minimizar temor’ de importadores e impacto drástico na economia

Dezenove entidades se reuniram nesta segunda-feira (20) em Campo Grande para discutir estratégias que evitem receio de consumidores e importadores da carne sul-mato-grossense, após a divulgação das denúncias da Operação Carne Fraca, da Polícia Federal. No encontro, que aconteceu na Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e durou mais de duas horas, as autoridades elaboraram uma carta-aberta, onde classificaram como ‘lamentáveis’ boa parte das acusações sobre a procedência da carne produzida em MS.

Assim como o governador do Estado declarou pela manhã, os participantes da reunião garantiram que a carne sempre teve 'excelência de qualidade', mas não negam que pode ter havido falha na inspeção dos trabalhos em frigoríficos para analisar riscos. A carta conjunta deve ser divulgada ainda hoje.

Presente na reunião, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, declarou que irá a Brasília amanhã (21) para levar a carta e discutir com autoridades sobre o impacto da operação em outros países, como China e Chile, alguns dos principais importadores da carne de MS, que já sinalizaram intenção de cortar relações comerciais. “80% do que produzimos é para o mercado interno, mas é claro que já houve impacto geral. Queremos minimizar esses embargos internacionais, o governo apoia as investigações, até abrimos um canal de comunicação para denúncias. É um problema pontual, nosso sistema é seguro”, declarou.

Operação

Em investigações de esquema de corrupção para burlar a vigilância sanitária, a Polícia Federal identificou o uso de papelão e água para aumentar o peso da carne e até a aplicação de produtos cancerígenos para disfarçar carnes vencidas em frigoríficos de empresas como a BRF Brasil, que controla a Sadia e a Perdigão, e também a JBS, que detém Friboi, Seara, Swift, entre outras marcas.

Essa é a maior operação já realizada na história da Polícia Federal. Estão sendo mobilizados 1,1 mil policiais no Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás, além do Distrito Federal. Apesar da presença de filiais da JBS em Mato Grosso do Sul, o estado não está na mira das investigações.

O objetivo, segundo a Folha de São Paulo, é desarticular suposta organização criminosa liderada por fiscais agropecuários do Ministério da Agricultura, que, com o pagamento de propina, facilitavam a produção de produtos adulterados, emitindo certificados sanitários sem fiscalização.

A investigação foi batizada de ‘Carne Fraca’ em alusão a uma expressão popular que descreve a situação dos produtos encontrados pela Polícia Federal, como carnes podres maquiadas com ácido ascórbico e reembalagem de produtos vencidos, realizada por alguns frigoríficos, e demonstra a fragilidade moral dos agentes públicos que deveriam fiscalizar os alimentos.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024