A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Sucursal Pantanal

10/03/2018 16:00

A+ A-

Caso de leptospirose acende alerta na vigilância epidemiológica de Anastácio

Prefeitura disponibilizou gratuitamente um 'kit calamidade' na Farmácia Básica

Na última terça-feira (6), o vereador de Anastácio Dinho Vital deu entrada no Hospital Regional de Aquidauana com quadro de leptospirose – doença transmitida pela urina do rato. A doença veio à tona após o município ser um dos atingidos pela cheia do Rio Aquidauana no mês passado. Alguns dias antes, Vital publicou nas redes sociais uma foto em que aparece com água da enchente até a altura do peito.

Nesta quinta-feira (8), a secretaria de Obras, com o apoio do Exército Brasileiro, iniciou a limpeza e o processo de revitalização das principais vias da cidade. A região conhecida como Prainha, localizada na beira do Rio, foi uma das mais atingidas pelas águas. Um rastro de lama e entulhos foi o que sobrou quando a enchente baixou, possibilitando a propagação de doenças e colocando em risco a saúde dos moradores. 

O caso do vereador acendeu o alerta da vigilância epidemiológica, que passou a monitorar os enfermos do município. Em conversa com a reportagem do TopMídiaNews, a coordenadora do órgão, Ariane Menezes, explicou quais ações a prefeitura está realizando a fim de precaver o contágio dos moradores com água contaminada.

A prefeitura de Anastácio disponibiliza, na farmácia básica, um “Kit Calamidade” para as pessoas que apresentarem qualquer sintoma oriundo de doenças esporádicas, como é o caso da leptospirose. O estojo conta com remédios para vômito, diarreia, hidratação oral, pressão alta, soro, luvas e outros itens. Além disso, na última semana, as residências foram contempladas com uma poção de Hipoclorito de Sódio para ser utilizada na água para consumo. 

A vigilância epidemiológica ainda orienta que qualquer pessoa que apresente diarreia, febre, vômito ou dor ocular procure imediatamente um médico na Unidade de Saúde mais próxima. 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também