A+ A-

sexta, 26 de abril de 2024

Busca

sexta, 26 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Entrevistas

02/07/2018 13:25

A+ A-

Novo comandante de batalhão aposta em trabalho comunitário e até ‘disque PM’

Elcio Almeida não está medindo esforços para conseguir atender os chamados dos bairros mais populosos de Campo Grande

Há alguns meses a frente do 10º Batalhão da Polícia Militar, o comandante Elcio Almeida não está medindo esforços para conseguir atender os chamados dos bairros mais populosos de Campo Grande.

Mesmo com pouco efetivo, o novo comandante tenta há três meses fazer uma ‘ponte’ com a população. Com vários planos em mente e outros que já colocou em prática, Elcio diz que essa aproximação com os moradores está dando resultado.

Apaixonado pelo que faz, a carreira militar de Élcio começou há mais de duas décadas. Passando por várias cidades de Mato Grosso do Sul, ele diz que a vida não foi fácil, mas com muito esforço conseguiu fazer um bom trabalho.

“Neste ano faço 26 anos de Polícia Militar. Nesta trajetória já trabalhei em Nova Andradina, passei por Ponta Porã,Corumbá e por último estava em no sub comando de Três Lagoas. Há alguns anos prestei serviços em Campo Grande, na Polícia Militar Rodoviária e agora, voltei à frente do comando do 10º BPM”.

Top Mídia News: Quantos policiais você comanda no 10º Batalhão de Polícia Militar?

Elcio Almeida: Hoje nós temos mais de cem policiais militares. É uma região grande, com cerca de 130 bairros e um grande comércio. Bairros populosos como Aero Rancho, Los Angeles, Jockei Club. Também atendemos a área próxima a um dos shoppings da Capital, além das redondezas de vários supermercados.

Top mídia News: Como você consegue manter segurança para a população trabalhando com poucos policiais, já que o número de militares é menor do que a quantidade de bairros que o batalhão atende?

Elcio Almeida: Costumo dizer que preciso fazer gestão, trabalhamos com os recursos que temos. Temos dez viaturas e além dos bairros, atendemos também o distrito de Anhanduí. Quando assumi a unidade, essas viaturas não estavam rodando, mas hoje em dia elas estão.

Top Mídia News: Não deve ser fácil ter muito trabalho como poucos policiais e poucas viaturas. Como a PM está conseguindo fazer esse ‘milagre’?

Elcio Almeida: A gente precisa dar um jeito na situação. Um exemplo foi o que aconteceu no Jardim Los Angeles, onde colocamos uma viatura com um telefone. Esse carro fica rodando na região para quem reside na área possa anotar o número e assim, entrar em contato direto com aqueles militares, tudo para que o problema do cidadão seja solucionado com mais agilidade.

Top Mídia News: Na sua opinião, qual o maior problema que a PM está enfrentando nos dias de hoje?

Elcio Almeida: Sem dúvidas é o efetivo. Isto não é novidade para ninguém, o governo sabe disso, a secretaria de segurança também.

Top Mídia News: Enquanto o efetivo não vem, qual a solução que você pode oferecer para a população?

Elcio Almeida: Temos que usar a criatividade. Quando eu assumi a unidade, sentei com os policiais e a gente foi vendo o que dava para fazer. Um exemplo foi quando decidimos colocar uma viatura específica para ficar no Jardim Los Angeles. Esta área é muito problemática, estamos fazendo um trabalho de policiamento preventivo e realizamos abordagens.

Top Mídia News: E a população, você sente que toda essa criatividade já está causando impacto para a sociedade?

Elcio Almeida: Aquela região também possui muitos comércios. Sentamos para conversar com a população, e revelamos também as nossas dificuldades para conseguirmos realizar o trabalho que queremos fazer. Esses comerciantes são vítimas da criminalidade. Alguns estabelecimentos já foram assaltados várias vezes. Realizamos reuniões e oferecemos nossos telefones, números de viaturas.

Top Mídia News: O ‘Disque PM já deu algum resultado?

Elcio Almeida: Sim, temos como exemplo um comerciante que foi assaltado e ele tinha o número de telefone que fica em uma das viaturas. A PM foi acionada e rapidamente conseguimos solucionar o problema do cidadão. Foi mais rápido do que se ele tivesse ligado no 190. É a polícia próxima da população.

Top Mídia News: Você acredita que a população estava carente de um efetivo presente?

Elcio Almeida: Com as reuniões percebemos que a população estava realmente carente e essa proximidade dos militares com os moradores está dando resultado. Um trabalho preventivo vale muito e é isso que estamos tentando realizar.

Top Mídia News: Ao todo, quantas viaturas fazem esse trabalho de ‘interagir’ com a população?

Elcio Almeida: Colocamos três viaturas para ficar realizando rondas nas regiões onde os existem mais chamados. Realizamos reuniões e distribuímos os números de telefones dessas viaturas, por isso chamamos de trabalho preventivo. O  criminoso quando quer fazer algo, sabendo que uma viatura está na região e que o cidadão tem o número, já vai pensar duas vezes antes de cometer algum crime.

Top Mídia News: Como e quando acontecem essas reuniões?

Elcio Almeida: Diariamente temos reuniões com os presidentes dos bairros e os conselhos comunitários de segurança. As pessoas, é claro, normalmente sempre dizem que estão aflitas com a insegurança. Nos encontramos, conseguimos mostrar todo o trabalho realizado pela polícia e assim, deixamos o cidadão ciente do que está acontecendo.  

Top Mídia News: Crimes de violência doméstica também são grandes nessas regiões. Como a PM está trabalhando com isso? 

Elcio Almeida: Sim, atendemos vários chamados, mas com a viatura realizando rondas nas regiões faz com que o criminoso tenha receio de agredir a vítima. Teve um caso que há algumas semanas conseguimos barrar um homicídio. O ex- marido de uma mulher foi flagrado com um revólver invadindo a casa dela. Este trabalho só foi concluído com sucesso pelo fato da polícia estar perto.

Top Mídia News: Os números de criminalidade diminuíram?

Elcio Almeida: Não vou dizer que a criminalidade vai acabar, isso é utopia, mas estamos lutando para diminuir. Os números na região estão excelentes e estamos trabalhando ao lado da população, do cidadão de bem. Ouvimos os moradores e eles nos dizem onde estariam os maiores problemas enfrentados por eles e é lá que colocamos as viaturas, para ajudar e prender os criminosos.

Top Mídia News: O que você acredita que mudou desde quando passou a comandar o batalhão?

Elcio Almeida: Acho que a dinâmica, conseguindo colocar em prática a ‘polícia comunitária’. Nos doamos mais, colocamos nossa ‘cara a tapa’, mas isso vem dando bons resultados. Vemos de perto o problema da pessoa, sentimos na pele e precisamos dar uma resposta para a sociedade. Às vezes não conseguimos oferecê-la de forma imediata, pois é um trabalho que funciona de médio a longo prazo.

Top Mídia News: Quais os crimes que já diminuíram?

Elcio Almeida: Os assaltos a mão armada já diminuíram bastante. Um camarada que chega para assaltar uma pessoa em um ponto de ônibus por exemplo, já vai ter receio pois os militares estão perto daquele cidadão. As ocorrências envolvendo som alto também caíram. Sentimos que a população está mais confiante com o trabalho da PM.

Top Mídia News:Para finalizar, qual o conselho que você oferece para a população?

Elcio Almeida: Denuncie! Normalmente quando a pessoa é furtada, teve sua residência arrombada, ela prefere não ir para uma delegacia  registrar um boletim de ocorrência, pois ela acredita que nunca mais vai voltar a encontrar seus pertences levados. Peço para que o cidadão que seja vítima de qualquer crime vá faça um registro policial, pois assim, nos ajuda a saber o que está acontecendo na nossa região. Por isso estou buscando a população para saber o que está acontecendo, pois sei que muitas vítimas não procuram a polícia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024