A+ A-

quinta, 18 de abril de 2024

quinta, 18 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Geral

30/01/2019 07:00

A+ A-

Três animais são vítimas de violência do ser humano toda semana em MS

Já nos primeiros 15 dias de 2019, nove casos foram lavrados na polícia com histórico de três mortes

Maus-tratos contra animais motivaram a instauração de 211 inquéritos policiais em Mato Grosso do Sul, de janeiro a dezembro do ano passado, uma média de três casos por semana, segundo dados estatísticos da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública).

Já nos primeiros 15 dias de 2019, período de duas semanas, foram lavrados nove casos de violência contra animais, um deles com histórico de três cães mortos a facadas pelo próprio dono, um rapaz de 18 anos, morador de Rio Brilhante.

“Nos últimos 15 dias, nós atendemos dez casos de animais resgatados em Campo Grande, que sofreram maus-tratos, como envenenamento, tiro, espancamento entre cães e gatos. Eles vêm tão machucados que nem sempre conseguimos salvar.”, informou, por meio de sua assessoria de imprensa, o vereador Francisco Gonçalves de Carvalho (PSB), que trabalha na causa animal há pelo menos quatro décadas.

Embora os apelos frequentes da sociedade, a prática de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres domésticos ou domesticados, pela legislação brasileira, não são tidos crimes graves.

Tanto que o rapaz que matou os três cães a facadas, se condenado, pode pegar pena de três meses a um ano, período que pode ser revertido em serviços prestados à comunidade.

Ainda segundo a assessoria do vereador Francisco, que é veterinário, recentemente uma protetora de animais socorreu um cachorro que viu machucado, numa rua do bairro Carandá Bosque, parte nobre de Campo Grande.

Maria Helena Oliveira, a protetora, disse que o animal estava ensanguentado e, ao levar ao veterinário soube que o cão tinha costelas quebradas e havia sido envenenado. Por sorte, o bicho sobreviveu.

O caso em questão dificilmente será investigado. Violência contra animais só é apurado se o caso for levado à polícia ou à promotoria de Justiça do Meio Ambiente.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias